ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

FMS promove atividade educativa pelo Dia Nacional da Saúde e Nutrição

A ação acontece na Praça Rio Branco, durante a Feira de Agricultura Familiar

FMS promove atividade educativa pelo Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que é celebrado hoje (31), A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove uma ação educativa na Praça Rio Branco, onde está acontecendo mais uma Feira de Agricultura Familiar das 8h às 14h. Com o tema alimentação saudável, a atividade é destinada a consumidores dos alimentos comercializados no local.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da zona Norte organizou um estande com painéis sobre alimentação saudável. “Estamos orientando os consumidores que vêm comprar os produtos da feira com respostas para as perguntas mais frequentes sobre a alimentação, por meio de um painel de mitos e verdades”, conta Alexandrina Marinho, nutricionista do NASF. Também foram expostos painéis com receitas saudáveis para fazer em casa e informações sobre a origem da alimentação que nós consumimos, e seu impacto no ambiente e na nossa qualidade de vida.

Segundo Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Nutrição e Promoção da Saúde da FMS, o objetivo da ação é promover uma reflexão com consumidores e agricultores sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e livres de produtos químicos. “Convidamos todos para pensar sobre o alimento que a gente consome. ‘Será que ele é saudável?’, ‘Será que ele está sendo produzido de forma que não prejudique o planeta?’ são alguns dos questionamentos”, afirma. “Além disso, queremos trazer opções para que a pessoa possa produzir seus alimentos de forma caseira, barata e fácil, sem necessidade de comer produtos industrializados fora de casa”, completa ela.

A Feira de Agricultura Familiar é realizada pela Prefeitura de Teresina através da Superintendência de Desenvolvimento Rural do município (SDR). A Feira acontece todas as primeiras e últimas sextas-feiras do mês, das 8h às 14h. Hortas comunitárias e campos agrícolas de várias comunidades da zona rural de Teresina participarão da Feira. São comercializados frutas, legumes e verduras, além de bolos e doces, dentre outras produtos livre de agrotóxicos.

As comunidades participantes da Feira fazem parte do GPOT – Grupo de Produção Orgânica de Teresina. A Feira acontece toda primeira e última sexta-feira do mês, na Praça Rio Branco. São mais de 60 variedades de frutas, verduras e legumes disponibilizados. Os produtos possuem selo de qualidade, são livres de defensivos agrícolas e podem ser encontrados com valores bastante acessíveis, a partir de R$ 2,00.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1446/fms-promove-atividade-educativa-pelo-dia-nacional-da-saude-e-nutricao