DIA 3

Espaço para atender crianças com transtorno de aprendizagem entra em funcionamento

O primeiro Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) vai começar os atendimentos a alunos diagnosticados com transtorno e ou dificuldade de aprendizagem na próxima segunda-feira, 3 de abril. Educandos da rede pública, na faixa etária de 5 a 14 anos, foram encaminhados pelas escolas para avaliação no CMAM. O centro vai funcionar, de 8h às 13h, na Rua Desembargador Freitas, Edifício Paulo VI, centro da capital.

“A criança vai passar por um atendimento médico para diagnóstico e em seguida haverá a criação do plano terapêutico específico para ela. O tratamento vai durar, em média, três meses. É um tratamento conjunto, onde escola e família devem participar”, explica a psicóloga do CMAM, Andréia Leite.

O CMAM vai oferecer atendimento terapêutico multidisciplinar através da promoção de serviços multiprofissionais, com psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, educadores físicos, terapia ocupacional, neuropediatria e psiquiatria.

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMC) e contribuirá para inclusão educacional e social do aluno. “Além do tratamento do CMAM também vamos identificar a rede socioassistencial de proteção social básica e especial para melhor atender e encaminhar as demandas. Além também de integrar as políticas de educação, assistência social e saúde de modo a melhor atender”, fala a diretora do Centro Multidisciplinar, Daniela Coutinho Escórcio.

A escola também participará do plano terapêutico do aluno. “Vamos desenvolver serviço de itinerância nas escolas com fins de acompanhar o desenvolvimento do aluno atendido pelo CMAM no contexto escolar regular, bem como às famílias dos mesmos”, afirma Daniela Coutinho Escórcio.

CMAM fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1444/espaco-para-atender-criancas-com-transtorno-de-aprendizagem-entra-em-funcionamento