COMBATE AO MOSQUITO

Mutirão de limpeza contra o Aedes já recolheu mais de 5 mil toneladas de lixo

Somente no último final de semana, foram 63 toneladas de lixo recolhidas na Faxina nos bairros

Mutirão de limpeza contra o Aedes já recolheu mais de 5 mil toneladas de lixo

Um total de 63 toneladas de lixo foram recolhidas na edição mais recente da Faxina nos Bairros, que no último sábado (25) chegou aos bairros Planalto Ininga e Saci. A ação é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu, em 53 edições, 5166 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última edição, foram 25,3 toneladas na zona Sul e 37,9 toneladas na zona Leste.

O lixo recolhido consiste em todo material com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, mesmo os que não são recolhidos na coleta rotineira como baldes velhos, carcaças de moveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos. “Nesta época de chuvas devemos estar muito atentos, pois qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito”, alerta a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

“Dados apontam que a grande maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma a gerente, que pede ainda que cada um faça a sua parte. “O proprietário deve ser responsável pela limpeza de seu domicílio, desta forma ele estará contribuindo com o trabalho da Prefeitura de livrar Teresina das doenças transmitidas pelo Aedes”, alerta Oriana Bezerra.

A dengue tem por principais sintomas a febre alta e de início imediato, dores moderadas e quase sempre presentes nas articulações, manchas na pele com coceira leve e sem vermelhidão nos olhos. Já a chikungunya se caracteriza por febre alta e de início imediato quase sempre presente, dores intensas e presentes em 90% dos casos e as manchas vermelhas podem aparecer nas primeiras 48 horas, com coceira leve em 50 a 80% dos casos.

No caso do Zika vírus, pode haver febre baixa, a pessoa pode sentir dores leves, as manchas vermelhas na pele se manifestam nas primeiras 24h e a vermelhidão nos olhos e coceira - com intensidade tanto leve como alta - podem estar presentes. “É importante que as pessoas procurem o serviço de saúde imediatamente ao perceberem qualquer um dos sintomas”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1439/mutirao-de-limpeza-contra-o-aedes-ja-recolheu-mais-de-5-mil-toneladas-de-lixo