TUBERCULOSE

FMS promove evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Serão dadas recomendações para definir o fluxo de distribuição dos medicamentos para tratamento de tuberculose em Teresina

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é lembrado dia 24 de março, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará amanhã, a partir das 8h, no auditório da instituição, reunião com coordenadores de Unidades Básicas de Saúde da capital. Na ocasião serão dadas recomendações para definir o fluxo de distribuição dos medicamentos para tratamento de tuberculose em Teresina.

A partir de abril as medicações serão distribuídas pela Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAFA) na rotina de abastecimento das UBS que reporá estoque para tratamento de cada paciente e reserva da respectiva farmácia. “Cada UBS terá um estoque de reserva para 30 dias de tratamento para o agravo e para ambas as fases do tratamento da tuberculose. As medicações deverão permanecer na farmácia das UBS, mediante controle de estoque para evitar perdas, desabastecimento e desvios de qualidade do produto”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1434/fms-promove-evento-alusivo-ao-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose