GALERIA DO INCONSCIENTE

Obras dos usuários do CAPS II Leste estão expostas na Galeria do Inconsciente

Obras dos usuários do CAPS II Leste estão expostas na Galeria do Inconsciente

“Do inconsciente ao consciente” é o tema da sexta exposição da Galeria do Inconsciente, que foi inaugurada hoje (22) e traz obras dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Leste. A exibição fica até o mês de abril e está aberta de terça a domingo no Parque da Cidadania.

As obras são frutos das oficinas permanentes realizadas todos os dias com os usuários do CAPS Leste pelos artesãos Janaína Salomé e Josimar Feitosa. São telas, esculturas e peças de artesanato diversas, que também estão disponíveis para comercialização. “O dinheiro é revertido para as próprias oficinas e usuário, que vê uma oportunidade de ter o resultado seu trabalho valorizado”, conta a diretora do CAPS II Leste Didata Guedes.

Segundo a diretora, o objetivo da exposição é dar identidade ao usuário, que vê o resultado de seu trabalho sendo apreciado. “Dizem que o trabalho dignifica a pessoa, e participando destas oficinas o usuário aproveita para ter uma ocupação e aprender um ofício”, afirma. Didata Guedes conta ainda que outra atividade realizada no local é uma horta, cultivada pelos próprios usuários. “Os produtos são consumidos internamente nas refeições do CAPS e levadas pelos usuários para casa quando desejam”, diz.

Francisco Lopes da Silva é um dos usuários que trabalha na horta mas que também participa das oficinas de artesanato, e tem peças como potinhos enfeitados em exposição. “Eu estou sendo atendido pelo CAPS há cinco meses e estou gostando muito. Todo dia aprendemos uma coisa nova, e a equipe me dá todo o suporte para a minha saúde”, conta o usuário.

A Galeria do Inconsciente, gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), é um espaço criado para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelos usuários dos serviços de atenção psicossocial.

Luana Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS, diz que estas exposições têm por finalidade mostrar que os usuários têm o seu espaço na sociedade. “Eles estão inseridos nesse ambiente e podem mostrar seus os dons, expondo assim que eles são pessoas com condições de uma vivência na comunidade” finaliza a gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1432/obras-dos-usuarios-do-caps-ii-leste-estao-expostas-na-galeria-do-inconsciente