CMAM

Teresina terá espaço gratuito para atender crianças com transtorno de aprendizagem

Cada unidade municipal de ensino pode encaminhar alunos com perfil de transtorno de aprendizagem

Teresina terá espaço gratuito para atender crianças com transtorno de aprendizagem

A Prefeitura de Teresina está implementando o projeto do primeiro Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) que visa atender alunos diagnosticados com transtorno e ou dificuldade de aprendizagem, na faixa etária de 5 a 14 anos, e que estudam na rede pública de ensino. Constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMC) que contribuirá para inclusão educacional e social do aluno. Hoje aconteceu reunião de toda a equipe do futuro centro.

O CMAM vai oferecer atendimento terapêutico multidisciplinar através da promoção de serviços multiprofissionais, com psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, educadores físicos, terapia ocupacional, neuropediatria e psiquiatria. “Vamos orientar as famílias dos educandos atendidos, visando contribuir com sua efetiva participação no processo socioeducativo. Vamos também identificar a rede socioassistencial de proteção social básica e especial para melhor atender e encaminhar as demandas. Além também de integrar as políticas de educação, assistência social e saúde de modo a melhor atender aos usuários do CMAM”, fala a futura diretora do Centro de Atendimento Multidisciplinar, Daniela Coutinho Escórcio.

Cada unidade municipal de ensino pode encaminhar alunos com perfil de transtorno de aprendizagem. Em cada trimestre o CMAM visa fazer 60 atendimentos multidisciplinares e 300 atendimentos médicos. “Os alunos vão passar pelo atendimento médico para diagnóstico. Em seguida haverá a criação do plano terapêutico individualizado. Plano este feito pela equipe multidisciplinar. Esse aluno fará três meses de tratamento”, explica Andréia Leite, psicopedagoga que integra o projeto do Centro de Atendimento Multidisciplinar.

A escola também participará do plano terapêutico do aluno. “Vamos desenvolver serviço de itinerância nas escolas com fins de acompanhar o desenvolvimento do aluno atendido pelo CMAM no contexto escolar regular, bem como às famílias dos mesmos”, afirma Daniela Coutinho Escórcio.

Por Samara Costa

Tags:
fms CMAM

Comentários (1)


 
Edna Lima 22/03/2017 | 16:48
Faço parte da equipe do CMAM ,turma boa e comprometida equipe que trabalhar em parceria .Sei que bons resultados surgiram.
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1431/teresina-tera-espaco-gratuito-para-atender-criancas-com-transtorno-de-aprendizagem