COMBATE AO MOSQUITO

Mutirão nos bairros Matinha, Pirajá e Novo Horizonte recolhe 173 toneladas de lixo

A 52ª edição da Faxina nos Bairros, operação de limpeza realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), foi realizada no último sábado (18), nos bairros Matinha, Pirajá e Novo Horizonte. Desta vez, as equipes de limpeza recolheram um total de 173 toneladas de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 5103 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última edição, foram 77230 toneladas nos bairros da zona Norte e 96 toneladas na zona Sudeste. “Nesta época de chuvas devemos estar muito atentos, pois qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito”, alerta a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. "Baldes velhos, carcaças de moveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos”, exemplifica Oriana Bezerra. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas.

“Dados apontam que a grande maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma a gerente, que pede ainda que cada um faça a sua parte. “O proprietário deve ser responsável pela limpeza de seu domicílio, desta forma ele estará contribuindo com o trabalho da Prefeitura de livrar Teresina das doenças transmitidas pelo Aedes”, alerta Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1430/mutirao-nos-bairros-matinha-piraja-e-novo-horizonte-recolhe-173-toneladas-de-lixo