COMBATE AO MOSQUITO

Faxina percorre os bairros Matinha, Pirajá e Novo Horizonte neste sábado (18)

Em 52 edições ação de limpeza já recolheu 4.930 toneladas de lixo na cidade

Faxina percorre os bairros Matinha, Pirajá e Novo Horizonte neste sábado (18)

A luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, continua em Teresina. Amanhã (18) é dia de Faxina nos Bairros, que em sua 52ª edição convida a comunidade dos bairros Matinha, Pirajá e Novo Horizonte para colaborar com o trabalho de limpeza da Prefeitura de Teresina.

Na zona Norte o ponto de partida é a Praça do Instituto de Educação Antonino Freire. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), que organizam a ação, vão percorrer o quadrante formado pela Rua Ceará, Av. Santos Dumont, Rua Rui Barbosa, Av. Miguel Rosa e Av. Maranhão, no bairro Matinha. Já no bairro Pirajá será percorrido o quadrante das ruas Espírito Santo, Parnaguá, Av. Santos Dumont, Rua Ceará e Av. Maranhão.

Na zona Sudeste a faxina será no quadrante formado pelas avenidas Noé Mendes, Itararé, Joaquim Nelson e Avenida Um - Parque Manoel Evangelista. O ponto de partida será a Escola Estadual Maria Modestina Bezerra. “A Faxina é um trabalho que alia limpeza e educação, pois enquanto o lixo é recolhido, os agentes de endemias orientam a população sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes”, conta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. "Baldes velhos, carcaças de móveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos”, exemplifica Oriana Bezerra. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas.

A FMS faz um apelo à população para que colabore com a faxina, especialmente neste período marcado por grandes chuvas e com alto potencial de acúmulo de água nos menores recipientes possíveis. “A Prefeitura de Teresina gasta mais de seis milhões de reais por mês com limpeza, mas para nos livrarmos desta ameaça precisamos que as pessoas colaborem”, diz o presidente da FMS de Teresina, Sílvio Mendes. “O trabalho de combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre o poder público e a população, que se torna responsável pela formação dos criadouros do mosquito dentro de sua própria casa”, afirma Sílvio Mendes.

Em atividade desde 2015, a Faxina nos Bairros já recolheu 4.930 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última edição, realizada nos bairros Verde Lar (zona Leste) e Lourival Parente (zona Sul), foram 80,240 toneladas recolhidas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1426/faxina-percorre-os-bairros-matinha-piraja-e-novo-horizonte-neste-sabado-18