COMBATE AO MOSQUITO

“Faxina” recolhe 80 toneladas de lixo em um único dia na capital

“Faxina” recolhe 80 toneladas de lixo em um único dia na capital

No último sábado (11), a Prefeitura de Teresina promoveu a 51ª edição da Faxina nos Bairros. Desta vez, a ação foi levada aos bairros Verde Lar (zona Leste) e Lourival Parente (zona Sul), e recolheu um total de 80,240 toneladas de lixo na capital.

O objetivo da ação, realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 4930 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última, foram 33 toneladas na zona Sul e 47 na Leste.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. "Baldes velhos, carcaças de moveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas.

Qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito Aedes aegypti. “Dados apontam que a grande maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma Oriana, que chama a atenção que o morador deve ter com esses utensílios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1423/faxina-recolhe-80-toneladas-de-lixo-em-um-unico-dia-na-capital