LIMPEZA

Zonas Leste e Sul recebem mutirão de limpeza para eliminação do Aedes

Qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito Aedes aegypti

Zonas Leste e Sul recebem mutirão de limpeza para eliminação do Aedes

Amanhã, 11 de março, acontecerá a 51ª Faxina nos Bairros. A ação de limpeza teve início em Teresina no mês dezembro de 2015 e já retirou da cidade 4850 toneladas de lixo. Os bairros Verde Lar, zona Leste, e Lourival Parente, zona Sul, serão contemplados com a operação deste sábado, que visa eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

A atividade, que é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s), inicia às 8h. O ponto de concentração na zona Sul será a parada final dos ônibus do Lourival Parente. Já na zona Leste o ponto de partida acontece no Centro Municipal de Educação Infantil Madre Teresa de Calcutá.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. "Baldes velhos, carcaças de moveis antigos ou eletrodomésticos, garrafas e itens diversos”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas.

Qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito Aedes aegypti. “Dados apontam que a grande maioria dos criadouros estão localizados dentro de casa. Em recipientes com utilidade para o morador, como vasos de plantas, pratos/pingadeira, comedouro/bebedouro de animais, piscina desmontável, lata/frasco/garrafas, balde/regador, bandeja de geladeira/ar-condicionado e material de construção”, afirma Oriana, que chama a atenção que o morador deve ter com esses utensílios.

LOCAIS ONDE OS CAMINHÕES DE LIMPEZA VÃO PASSAR

Leste: Rua Dr. Hugo Prado, Rua Dr. Nicanor Barreto, Rua Laura Conrado, Avenida Hugo Bastos.

Sul: Rua Senador Joaquim Paranaguá, Rua Gonçalves Dias, Rua Radialista Assis, BR 316, Rua 19 de Outubro, Avenida Henry Wall de Carvalho, Rua Afonso Pena

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1421/zonas-leste-e-sul-recebem-mutirao-de-limpeza-para-eliminacao-do-aedes