PMAQ

Mais 22 equipes Saúde da Família aderem a programa de qualidade no atendimento

A adesão foi feita da manhã de hoje (02)

Mais 22 equipes Saúde da Família aderem a programa de qualidade no atendimento

Mais 22 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) estão aderindo ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. A adesão foi feita da manhã de hoje (02), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Agora, Teresina conta com 37 equipes ESF trabalhando pelo programa, além das três equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município. “A meta do PMAQ é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde”, explica Ayla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS.

Para isso, é atrelado um incentivo financeiro para os municípios que aderem e cumprem os padrões de qualidade pactuados, entre eles o cumprimento de uma jornada de dois turnos e promoção de atividades em saúde com a população. “O PMAQ promove um vínculo maior entre comunidade e equipe, que tem oportunidades de prestar um atendimento ainda melhor. A atenção básica só tem a ganhar”, afirma o Diretor de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.

O PMAQ é composto por três fases, que ocorrem em um ciclo de 24 meses. A primeira delas, de adesão e contratualização, é realizada pelas equipes que estão ingressando no programa, e é feita pelo preenchimento de formulário eletrônico. Na segunda, de certificação, é feita uma avaliação de desempenho das equipes, feita por meio de uma autoavaliação e também pela visita de equipes do Ministério da Saúde às Unidades Básicas de Saúde (FMS) cadastradas.

O resultado é tomado como base para a elaboração de uma matriz de intervenção, em que eles sugerem soluções para as dificuldades enfrentadas e melhorias para seu trabalho na atenção básica, além de trazer um acréscimo a gratificação paga a esses servidores, de acordo com o resultado. Por fim, a terceira fase é a de recontratualização, que consiste na renovação do contrato para o ciclo seguinte. Todas as 15 equipes que já atuavam na capital passaram por esta etapa, baseada nas boas notas recebidas em avaliação realizada ano passado: 93,3% das equipes de saúde bucal e 86,6% das equipes da ESF com desempenho Bom e Ótimo.

fms esf pmaq

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1412/mais-22-equipes-saude-da-familia-aderem-a-programa-de-qualidade-no-atendimento