Jovens foram foco da campanha de carnaval da Coordenação de DST

FMS distribuiu quase 500 mil preservativos durante o carnaval

Jovens foram foco da campanha de carnaval da Coordenação de DST

A Diretoria de Vigilância em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), desenvolveu ações focadas no período de carnaval 2017. Foram distribuídos 476.451 preservativos masculinos, 9.480 preservativos femininos e 31.050 sachês de gel lubrificante. Além de 2.300 folderes educativos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Nós focamos no esclarecimento acerca da prevenção. Procuramos incentivar a população a se prevenir durante o carnaval e o ano inteiro. Fomos em bares e clubes antes do início das festas de Momo, que receberam as equipes da Coordenação de DST/AIDS e pegaram folderes e cartilhas que tiram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis. Nesses locais também distribuímos preservativos”, expõe Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital.

O slogan da campanha de carnaval do Ministério da Saúde deste ano foi “No carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”. Os jovens de 15 a 24 anos foram o foco da campanha 2017. “Eles são os que menos usam camisinha e são os que mais são acometidos por infecções sexualmente transmissíveis. Fora isso também são os que menos aderem ao tratamento, ou seja, temos que focar mais nossa atenção nesses jovens, que também são os foliões mais presentes na época carnavalesca. O foco foram os jovens, mas também não deixamos de lado as outras faixas etárias”, explica Alana.

A FMS registrou em 2015, 373 casos de HIV e em 2016, 370 casos em residentes de Teresina. “A camisinha, além de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, também evita a gravidez indesejada, por isso houve a intensificação do trabalho da nossa coordenação durante o mês de fevereiro”, enfatiza Alana Niége.

camisinha carnaval fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1411/jovens-foram-foco-da-campanha-de-carnaval-da-coordenacao-de-dst