COMBATE AO MOSQUITO

Bairros Redenção e Uruguai recebem mutirão de limpeza amanhã (11)

O evento é promovido pela FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

Bairros Redenção e Uruguai recebem mutirão de limpeza amanhã (11)

A Faxina nos Bairros completa amanhã (11) 49 edições com mais um mutirão de limpeza e educação. Os bairros da semana serão Redenção (zona Sul) e Uruguai (na zona Leste), a partir das 8h da manhã. O evento é promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

A faxina do bairro Redenção tem como ponto de partida a praça próxima ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), e vai percorrer o quadrante formado pelas avenidas Miguel Rosa e Gil Martins, Rua Palmares e BR 316. Já no bairro Uruguai terá como ponto de encontro o CMEI Ladeira do Uruguai, e cobrirá o quadrante da Avenida Zequinha Freire, BR 343, Avenida Dom Helder Câmara, Avenidas Maria José e Alvina Fernandes Garneiro.

O trabalho já começou desde ontem (09), com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, mesmo aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Simultaneamente, é realizada a capina da região e uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS orientam os moradores sobre questões pertinentes ao combate do Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika, dengue e chikungunya, além das sequelas desses males.

A FMS pede a colaboração da população neste trabalho, especialmente na limpeza interna das residências. “A prefeitura de Teresina gasta mais de seis milhões de reais por mês com limpeza, mas para nos livrarmos desta ameaça precisamos que as pessoas colaborem”, diz o presidente da FMS Sílvio Mendes. “Fiquem atentos a suas casas, e quando elas estiverem limpas fiquem atentos aos seus vizinhos. Pedimos também aos proprietários de terrenos não construídos que façam uma limpeza nestes locais”, pede Sílvio Mendes.

Em 48 edições, a Faxina nos Bairros chegou a recolher 4.700 toneladas de lixo em 85 regiões da cidade. Somente em janeiro foram retiradas 366 toneladas de material que tinha potencial de se tornar criadouro de mosquito, e 14 bairros já foram visitados.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1395/bairros-redencao-e-uruguai-recebem-mutirao-de-limpeza-amanha-11