COMBATE AO MOSQUITO

Recolhimento e reciclagem de pneus são armas de combate ao Aedes

Recolhimento e reciclagem de pneus são armas de combate ao Aedes

Com o intuito de proteger a população contra o Aedes aegypti, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realiza um trabalho com um objeto que pode se tornar um dos principais pontos de reprodução do mosquito: os pneus usados. Em Teresina, este material é recolhido diariamente e enviado para uma empresa de reciclagem, por meio de convênio com a Prefeitura de Teresina.

Os pneus merecem atenção especial por sua capacidade de acumular água parada, ambiente de criadouro do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Pensando nisso, a FMS mantém dois caminhões, além dos carros de supervisão dos agentes de endemias, percorrendo diariamente vias, logradouros públicos e cerca de 300 pequenas borracharias cadastradas para recolher este material. “Até o momento, a FMS já recolheu 10.624 pneus das pequenas borracharias cadastradas em vias públicas; em 2016, este número passou dos 200 mil”, informa a gerente de Zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

À população é pedido que não faça o descarte dos pneus em via pública, e ao invés disso os entreguem às borracharias para que sejam recolhidos. “Todos os dias, nós recolhemos os pneus que não podem mais de jeito nenhum serem reaproveitados”, conta o agente de endemias Clidenor Pinheiro. Se preciso, é feito ainda o uso de larvicida e também do UBV, máquina pulverizadora de inseticida. Também é realizado um trabalho educativo com os proprietários.

Uma vez recolhido, o material é levado para a empresa responsável por sua reciclagem, a Borracharia Bom Fim. Segundo a gestora ambiental Vanessa Carvalho, os pneus podem ter quatro técnicas de reaproveitamento e diferentes destinações. “Ele pode passar pelo processo de trituração e se tornar combustível para a fabricação de cimento. Na laminação, ele se torna matéria prima de fabricação de móveis e estofados. Já na granulação, eles são comprados por empresas para a manutenção do gramado de clubes society, e podem ainda ser usados na fabricação de artefatos como cadeiras e baldes”, explica ela.

Enquanto a FMS realiza o recolhimento em pequenas borracharias, as grandes realizam a reciclagem por meio do projeto ReciclANIP, da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Por lei, elas são responsáveis pela destinação de seus pneus, seguindo a determinação chamada Logística Reversa. Pela resolução do CONAMA nº 258/99, os fabricantes e importadores de pneus devem coletar e dar destinação final a eles. Além disso, os distribuidores, revendedores, reformadores e consumidores finais são corresponsáveis pela coleta dos pneus usados. Ou seja, a logística reversa faz com que a indústria que produz o material consiga recolhê-lo e reutilizá-lo dentro do seu ciclo produtivo.

“Mesmo que a água seque, os ovos têm a capacidade de sobreviver por até 45 dias em ambientes secos, por isso os pneus podem se tornar veículos de viagem do mosquito e disseminar as doenças uma vez que encontrem água novamente, mesmo que seja o equivalente a uma colher de chá”, explica Oriana Bezerra. Além disso, são objetos de grande capacidade poluidora quando descartados erroneamente, seja em rios ou terrenos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1391/recolhimento-e-reciclagem-de-pneus-sao-armas-de-combate-ao-aedes