HOSPITAIS

Hospital humaniza atendimento com serviço de acolhimento aos usuários

No estilo “Posso ajudar?”, o serviço conta com funcionários identificados que dão orientações sobre o atendimento no hospital

Hospital humaniza atendimento com serviço de acolhimento aos usuários

Buscando a humanização de seu espaço, o Hospital da Primavera mantém o projeto Primavera Acolhedora. Seu objetivo é orientar os usuários que chegam à Unidade com um serviço no estilo “Posso ajudar?”, em que funcionários identificados dão orientações sobre o atendimento no local.

O projeto foi idealizado pela servidora Amparo Santiago e já atua desde o ano de 2014. Trata-se de uma iniciativa permanente, ocorrendo todos os dias de segunda a sexta-feira, e formado por servidores voluntários. “Nós procuramos recepcionar os usuários de forma acolhedora e humanizada, escutando e considerando as suas demandas, orientando e acompanhando a resolução delas”, afirma a idealizadora.

Além de informações, os participantes do projeto são encarregados de encaminhar os usuários aos locais e aos profissionais responsáveis pelo atendimento, organizar as filas e os fluxos de atendimento no setor de urgência, atuar na prevenção de conflitos e monitorar a espera do usuário. Os profissionais contam com fôlderes e materiais informativos sobre o hospital para auxiliar no serviço.

Segundo Amparo Santiago, a recepção ao projeto tem sido positiva e os pacientes se mostram satisfeitos com a iniciativa. A usuária Maria Angélica Viveiros conta que consulta o “Posso ajudar?” sempre que precisa, pois frequenta regularmente o hospital com seu marido, que recebe medicação para hérnia de disco. “Acho este serviço muito bom, a pessoa chegar e ter alguém para dar essa orientação, tirar as dúvidas. Ajuda bastante”, conta ela.

“Nós como servidores temos que se sentir responsáveis pelo paciente”, diz a diretora do Hospital da Primavera, Marlene Moura Fé. “Muitas pessoas chegam preocupadas, já fragilizadas, e sem ideia de quem procurar. Por isso, é importante que o primeiro contato com a equipe seja acolhedor e faça com que ela se sinta bem vinda”, finaliza a diretora.

Inaugurado em 1976, o Hospital da Primavera é o mais antigo da rede municipal. Ele conta com atendimento ambulatorial e de urgência, que funciona 24 horas. Possui 30 leitos (sendo 26 clínicos e quatro de observação), e serviços como exames, sala de vacina e odontologia, programas de saúde e sala de convivência com diversas atividades.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1387/hospital-humaniza-atendimento-com-servico-de-acolhimento-aos-usuarios