COMBATE AO MOSQUITO

Limpeza e educação para evitar doenças é o foco da Faxina nos Bairros

Neste sábado (28) a operação chega aos bairros Piçarra, Pedra Mole, Itararé II e Nossa Senhora das Graças

Limpeza e educação para evitar doenças é o foco da Faxina nos Bairros

A Faxina nos Bairros segue com força total em sua 47ª edição. Promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), a operação neste sábado (28) chega aos bairros Piçarra, Pedra Mole, Itararé II e Nossa Senhora das Graças.

A ação tem por objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Todos os sábados, são selecionados quatro bairros em cada zona da cidade para receber um mutirão de limpeza e educação, onde os moradores são incentivados a realizar uma faxina em suas casas e depositar nas calçadas todo o lixo inservível (inclusive os de grande porte como móveis e eletrodomésticos velhos) para recolhimento pelo caminhão da SDUs.

“A população é avisada por carros de som e nas visitas dos agentes de saúde e endemia, então uns dois dias antes da faxina a SDU já começa o trabalho de capina nas áreas e no sábado é o dia D”, explica a gerente de zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Neste dia D, é feita ainda uma caminhada educativa, em que a população recebe panfletos sobre o tema e é orientada a realizar o descarte correto do lixo, evitando assim o acúmulo de água e evitando a reprodução do mosquito, que tem preferência por estes ambientes.

A Faxina nos Bairros acontece desde o final de 2015 e em 46 edições já recolheu mais de 4528 toneladas de lixo em toda a cidade. “Trata-se de um trabalho conjunto entre poder público e população, por isso pedimos a colaboração de todos para manter nossa cidade livre dessas doenças”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Para isso, precisamos manter o ambiente limpo, sem objetos que possam acumular água e virar criadouros de Aedes. Ou nós acabamos com o mosquito ou o mosquito acaba com a gente”, finaliza a diretora.

Cronograma Faxina nos Bairros – 28.01.2017

Zona Centro/Norte: Piçarra

Ponto de Partida: Igreja São Raimundo

Quadrante: Av. Miguel Rosa, Av. José dos Santos e Silva, Rua Picos, Rua Desembargador José Messias, Rua Mato Grosso, Av. Higino Cunha, Rua Higino Cunha, Rua Goiás, Ferrovia