COMBATE AO MOSQUITO

Mais de 4500 toneladas de lixo já foram recolhidas na Faxina nos Bairros

Em sua 46ª edição, a Faxina nos bairros continua percorrendo a cidade em busca dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. A operação já recolheu 4528 toneladas de lixo na capital, em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

No último sábado (21), foram 88 toneladas no total, sendo 26, 04 na zona Norte, 24,25 na zona Sul, 13,5 na zona Leste e 24,28 na zona Sudeste. “Foram visitados os bairros Cidade Nova, Itararé II, Matadouro e Satélite”, conta a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra, esclarecendo ainda que a escolha dos locais se dá por meio dos resultados do levantamento de índice de infestação do mosquito (LIRAa).

A atividade acontece todos os sábados em quatro bairros, um em cada zona da cidade. “A proposta é recolher todo o material com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, ou seja, que possam acumular água, por menores que sejam”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Durante a semana, a população é orientada para depositar o lixo, mesmo os de grande porte, na porta das casas para recolhimento pelas equipes de limpeza da prefeitura, que acontece no sábado”, conta ela.

Além do recolhimento, é feita a capina da área e uma caminhada educativa, em que a população recebe material educativo e é orientada a realizar o descarte correto do lixo, evitando assim o acúmulo de água e evitando a reprodução do mosquito, que tem preferência por estes ambientes.

A FMS pede a colaboração de todos para evitar a proliferação destas doenças pela cidade. “É um trabalho de parceria entre poder público e população. Todos precisam fazer a sua parte, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água em ralos, vasos de plantas e outros locais, pois mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar criadouro do Aedes”, alerta Amariles Borba.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1372/mais-de-4500-toneladas-de-lixo-ja-foram-recolhidas-na-faxina-nos-bairros