SAÚDE BUCAL

Teresina investe quase 1,5mi em saúde bucal

Modernização e ampliação do serviço de próteses dentárias são alguns dos destaques

Teresina investe quase 1,5mi em saúde bucal

O sorriso do teresinense tem recebido atenção especial da Prefeitura de Teresina, que segue aprimorando a área de saúde bucal da atenção básica. Desde 2013 foram R$ 1.445.722,10 investidos em odontologia das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do município.

Esse investimento vai principalmente para a inserção de novas tecnologias, que permitem que seja dada uma maior autonomia ao cirurgião-dentista em seu processo de trabalho, bem como fornecer equipamentos básicos em condições ideais aos profissionais. “De 2013 a 2016, foram adquiridas 67 novas cadeiras e 143 peças de mão, entre outros aparelhos essenciais para o bom funcionamento dos consultórios na atenção básica”, informa o gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Giovanni Telmo.

Os consultórios foram modernizados, com a aquisição de equipamentos como motores endodônticos e localizadores apicais, que promovem um tratamento cada vez mais eficaz e em menor prazo de tempo, o que resulta na promoção e ampliação do acesso ao tratamento pelos usuários.

Outro destaque do período foi a ampliação do serviço de próteses dentárias na atenção básica, que desde o ano de 2013 já entregou 7.395 próteses a quem necessita. Isso foi possível principalmente graças à capacitação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, que passaram por um curso teórico prático de 80h. “Desta forma, ele pode ter autonomia ao executar serviços de prótese dentária na UBS onde trabalha”, diz o gerente.

Em Teresina, das suas 92 Unidades Básicas de Saúde que promovem 100% de cobertura por meio de 262 Equipes de Saúde da Família (ESF), são 239 Equipes de Saúde Bucal implantadas, além de dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), o CEO I no Centro Integrado Lineu Araújo, e o CEO II na Rua 07 de Setembro, no Centro da cidade.

A população tem garantido nestes estabelecimentos da Atenção Básica procedimentos coletivos e individuais em saúde desde orientações e visitas domiciliares, cuidados curativos básicos como restaurações, extrações dentárias, profilaxia e limpeza de cálculo dentário, associados à ações coletivas de escovação dentária supervisionada com oferta de escovas e aplicação tópica de flúor.

Em apoio a procedimentos mais complexos, os Centros de Especialidades Odontológicas ofertam os serviços de Periodontia, Endodontia, Cirurgia Oral, Prótese Dentária e Atendimento a Pessoa com Deficiência na busca de propor ao usuário do SUS de Teresina a integralidade em saúde quando observado a oferta de serviços em saúde bucal.

“Vamos ampliar ainda mais o serviço de prótese em Teresina. O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) da Rua Sete de Setembro terá o serviço voltado aos pacientes com algum tipo de necessidade especial ou deficiência física. Estamos avançando não só na oferta de próteses a nível quantitativo, mas também qualitativo, com a oferta de serviços diferenciados”, destaca Giovanni Telmo.

Ele enfatiza ainda que o objetivo dos Centros de Especialidade Odontológica é aproveitar o potencial dos dentistas especialistas em próteses. “Queremos que eles trabalhem com as próteses de maior complexidade, como, por exemplo, a prótese unitária, conhecida como coroa ou adesiva, e as próteses voltadas para pessoas com deficiência, que exigem do profissional dentista um maior nível de manejo com o paciente e interpretação de diagnóstico”, diz.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1360/teresina-investe-quase-1-5mi-em-saude-bucal