TODOS CONTRA O AEDES

Militares reforçam trabalho de combate ao Aedes em Teresina

Eles vão atuar na zona Sul da cidade a partir do dia 3 de janeiro

Militares reforçam trabalho de combate ao Aedes em Teresina

Teresina contará, a partir do dia 3 de janeiro de 2017, com o trabalho de 100 militares como agentes de endemias. Eles darão reforço ao trabalho de Combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos terão início as 7h30, com ponto de partida do Caic Professor Melo Magalhães, localizado na rua Bragança, Santo Antônio, zona Sul, região onde eles atuarão.

Os militares foram treinados por técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para poderem atuar no combate ao mosquito Aedes. “É chocante sabermos que perdemos vidas humanas por causa de um mosquito. Todos já sabemos que ele se prolifera em água parada, mas nem todos tem a responsabilidade coletiva de prevenir a proliferação. Todo cidadão é responsável em manter os ambientes em que vive longe de criadouros”, enfatiza Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

Os militares capacitados irão atuar na orientação preventiva e na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. “O Aedes aegypti transmite 22 vírus, o da dengue, zika e chikungunya são os mais conhecidos. Se eu não tenho mosquito circulando eu não vou ter os vírus. Então a melhor forma de prevenir as doenças é não deixando o mosquito nascer”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

militares fms aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1355/militares-reforcam-trabalho-de-combate-ao-aedes-em-teresina