ASSISTÊNCIA

Gestantes de Teresina são acompanhadas do pré-natal à maternidade

Gestantes de Teresina são acompanhadas do pré-natal à maternidade

A Fundação Municipal de Saúde do município de Teresina elaborou e distribuiu este ano a Cartilha do Plano de Vinculação da Gestante, que tem como finalidade orientar as gestantes, familiares e profissionais sobre as ações implementadas para o atendimento da gestante, desde o acesso ao pré-natal, até a maternidade onde será feito o parto.

O pré-natal das gestantes deve ter início na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Lá, a gestante terá consultas garantidas e encaminhamentos para realização dos exames necessários. Além disto, terá disponível um curso sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta da gestante, atendimento com classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.

“Essa semana realizamos a Oficina de Gestante: conhecendo a maternidade, ministrada pela Equipe de Saúde da Família 171 da UBS Mocambinho. Ao final da atividade as gestante realizaram visita à maternidade onde terão seus filhos”, explica Adriana Valadares, diretora Regional de Saúde Centro/Norte.

Todas as ações realizadas pelo setor de saúde, seja municipal ou estadual, devem ser integradas para que a gestante tenha uma assistência de boa qualidade, assim como o recém-nascido, evitando, desta forma, óbitos maternos e infantis. O Plano de Vinculação da Gestante serve para evitar a peregrinação da gestante e assegurando-lhe uma maternidade de referência logo na primeira consulta de pré-natal.

Ao realizar o pré-natal na rede pública de saúde são asseguradas gratuitamente à mãe consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; cursos para gestante e um acompanhante, suplementação de ferro e ácido fólico; vacinação contra Hepatite B, Difteria e Tétano e a vacina tríplice acelular. A grávida também realiza exames de hemograma, tipagem sanguínea, fator rh, glicemia, sumário de urina, ultrassonografia obstétrica, Papanicolau, exame para anemia falciforme, HIV, sífilis, toxoplasmose, hepatite B, dentre outros.

PRÉ-NATAL MASCULINO

Em Teresina, além do acompanhamento da gestante, existe também o pré-natal masculino, que incentiva o cuidado com a saúde do companheiro, estimulando a paternidade responsável. O programa Pré-Natal Masculino convida ainda os pais a visitar a Unidade Básica de Saúde em companhia de suas parceiras gestantes e, na oportunidade, realizar suas próprias consultas. Além disso, também é mantido o programa Saúde do Homem, em que a equipe Estratégia Saúde da Família, por meio de conversas e ações educativas, procura incentivar os homens a visitar o médico.

O médico Robespierre Bastos, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) explica como se dá a consulta de saúde do homem. “Na primeira visita pedimos uma bateria de exames: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina. A aferição arterial também é muito importante, assim como verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para os fumantes indicamos o exame de função pulmonar”, diz.

O paciente ainda tem a oportunidade de receber dicas sobre a adoção de hábitos saudáveis para manutenção de sua qualidade de vida. “Tentamos alertá-lo sobre a importância de manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, afirma Robespierre.

gestantes fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1351/gestantes-de-teresina-sao-acompanhadas-do-pre-natal-a-maternidade