MODERNIZAÇÃO

Rede pública de Teresina entrega exames em apenas 24h

O Laboratório Raul Bacelar iniciou uso de novo sistema informatizado

Rede pública de Teresina entrega exames em apenas 24h

A Prefeitura de Teresina busca a modernização dos serviços aos usuários da rede pública de saúde. Desde agosto deste ano o Laboratório Municipal Raul Bacelar iniciou a implantação de um novo sistema totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. Atualmente, o sistema funciona em 15 Unidades Básicas de Saúde da capital.

"Tivemos uma melhoria visível na entrega dos resultados com a implantação do novo sistema. Antes, no sistema antigo, entregávamos os resultados de três a quatro dias. Agora, os resultados estão prontos com menos de 24 horas. É um ganho tanto para os profissionais que atuam nas Unidades, para os médicos, como para os usuários, que agora recebem os seus resultados de exames com mais rapidez, facilitando assim diagnósticos e andamento de tratamentos de saúde", afirma a diretora do Laboratório Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

No ano de 2016, o laboratório realizou 1.934.603 exames, como de imunologia, hormônios, hematologia, bioquímica, fezes, urina, escarro. Neste ano foram realizadas também 38.025 citologias, que é um teste que permite recolhimento das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório.

“O paciente dá entrada e após a coleta do material para exames nas Unidades Básicas de Saúde é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identifica todos os tubos. Uma vez levados ao laboratório, eles são identificados por este código e entram imediatamente no sistema, que faz todo o controle de informações. O novo sistema que estamos utilizando é um dos melhores do país, o mesmo utilizado no Hospital paulista Albert Einstein”, explica Evelma Vasconcelos.

Ela lembra ainda que com o novo sistema do Laboratório Raul Bacelar o registro do paciente é automático, o que torna o processo de identificação mais ágil e seguro.

O Laboratório Raul Bacelar está localizado, atualmente, na Rua Piripiri, 672, bairro São Pedro, Zona Sul da cidade, e realiza os exames clínicos nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia. Conta com 99 postos de coleta distribuídos em 87 Unidades Básicas de Saúde e 12 hospitais. Sua estrutura organizacional conta com a Diretoria Geral; Gerência Técnica e Gerência Administrativa. Seu quadro de pessoal é composto de 153 servidores.

O Laboratório Raul Bacelar  funcionará em breve em novo endereço, localizado na Praça Prefeito João Mendes, s/n, Saci, Zona Sul, onde funcionava o Centro de Saúde do bairro. A obra está orçada em R$ 1.374.079,59 e tem como fonte de recursos o tesouro municipal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1350/rede-publica-de-teresina-entrega-exames-em-apenas-24h