VACINAÇÃO

Zoonoses inicia amanhã (15) vacinação contra a raiva na zona Rural

37 localidades serão visitadas, nos povoados Alegria, Chapadinha Sul, Cerâmica Cil e Altamira

As zonas Rurais Sul e Sudeste serão as primeiras a receber a segunda etapa de vacinação antirrábica, que abrange a zona Rural. Amanhã (17), as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) percorrerão 37 localidades em cinco povoados do município imunizando cães e gatos contra a doença.

Diferente da zona Urbana, que trabalha com o estabelecimento de postos fixos pela cidade, na zona Rural os profissionais se deslocam pelas residências de cada localidade para realizar a vacinação. Neste primeiro momento, 37 localidades serão visitadas, nos povoados Alegria, Chapadinha Sul, Cerâmica Cil e Altamira.

A gerente de Zoonoses Oriana Bezerra pede que, neste dia, os moradores das regiões deixem seus cães e gatos em casa para que possam ser vacinados. “É comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, lembra a gerente.

A etapa urbana teve seu dia D no último 03 de dezembro, com reforços em alguns bairros nas semanas seguintes. A campanha teve sua meta alcançada, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal no dia D da zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. “A vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva, e para que possamos continuar com essa estatística positiva da doença em nossa cidade a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada para toda a população de forma gratuita”, explica Oriana.

Sintomas

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordedura de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.

O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.

Os cães infectados pelo vírus rábico têm propensão de abandonar suas casas e percorrer grandes distâncias, durante a qual podem atacar outros animais, disseminando, desta maneira, a raiva. Na fase final da doença, é freqüente observar convulsões generalizadas, que são seguidas de incoordenação motora e paralisia do tronco e dos membros.

 

Vacinação contra a Raiva – zona Rural Sul e Sudeste

 

Região: Alegria     

Povoado Alegria

Vila Santa Cruz

Beco Da Eturb

Granja Avinor

Vila Do Sossego

Matadouro

Recanto Dos Pássaros

Fazenda Nova (Humaitá)

Porções Ii

Torrões

Caminho Do Sol

São Lourenço

Santa Teresa

Ictel

Projeto Casulo

 

           

Região: Chapadinha Sul         

Serafim

Sambaiba / Cocal / Cipó Enrolado

Cebola

Fazenda Junco / Buritizinho

Balneario

Assentamento

Chapadinha Sul

Remanso           

Pernudas

Salobro

 

           

Região: Ceramica Cil      

Cerâmica Cil (Lado A)

Cerâmica Cil (Lado B)

Loteamento Maria Alice (Vila)

Loteamento Cil I

Loteamento Cil Ii

Piripiri Dos Galdino

Sumaré

Alto Formoso / Paraíso

           

Região: Altamira

Santa Teresinha

São Francisco

Fazenda Altamira

Fazenda Nova

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1347/zoonoses-inicia-amanha-15-vacinacao-contra-a-raiva-na-zona-rural