EXÉRCITO CONTRA A DENGUE

FMS capacita militares para o combate ao Aedes aegypti em Teresina

Os militares capacitados irão atuar na orientação preventiva e na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti

FMS capacita militares para o combate ao Aedes aegypti em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresina, realiza hoje, durante todo o dia, um curso de capacitação para 100 militares do 2º Batalhão de Engenharia de Construção. A atividade acontece no auditório do 2º BEC e visa capacitar os militares para que estes atuem como aliados no combate ao Aedes aegypti.

“É chocante sabermos que perdemos vidas humanas por causa de um mosquito. Todos já sabemos que ele se prolifera em água parada, mas nem todos tem a responsabilidade coletiva de prevenir a proliferação. Todo cidadão é responsável em manter os ambientes em que vive longe de criadouros”, enfatizou Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital, responsável por ministrar a capacitação aos militares do 2º BEC.

Os militares capacitados irão atuar na orientação preventiva e na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. As aulas são divididas em dois momentos. Pela manhã a parte teórica e no turno da tarde a prática. Próximo ao BEC será feito o trabalho de busca de possíveis focos do mosquito para que eles possam ver em campo como será o trabalho junto à população.

“O Aedes aegypti transmite 22 vírus, o da dengue, zika e chikungunya são os mais conhecidos. Se eu não tenho mosquito circulando eu não vou ter os vírus. Então a melhor forma de prevenir as doenças é não deixando o mosquito nascer”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela fala ainda que quando alguém se encontrar com febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes, se surgirem manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça e nas articulações, apresentar intolerância à luz (fotofobia), essa pessoa pode estar com algumas das viroses transmitidas pelos mosquitos. “O que ela precisa fazer de imediato é manter o corpo hidratado. Urinar da cor da água que bebe. E depois procurar um serviço de saúde”, enfatiza Amariles.

• FMS capacita militares para o combate ao Aedes aegypti em Teresina
fms Exército

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1345/fms-capacita-militares-para-o-combate-ao-aedes-aegypti-em-teresina