VACINA CONTA RAIVA

Postos extras da campanha contra a raiva seguem até amanhã (14)

Etapa da campanha nas zonas rural Sul e Sudeste acontece dia 17

Postos extras da campanha contra a raiva seguem até amanhã (14)

Os postos extras para reforço da Campanha de Vacinação contra a Raiva estarão disponíveis até amanhã, 14, na cidade. A campanha, realizada no último dia 3, mais uma vez atingiu sua meta, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal na zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. Após o fim da etapa urbana, ocorrerá ainda a etapa rural da campanha nas zonas Sul e Sudeste, no sábado, 17.

Hoje, dia 13, existem equipes vacinando cães e gatos na Praça Gerardo Vasconcelos (Fátima), Unidade Escolar Noé Fortes (Ininga), Praça Violeta - Posto 6 (Horto Florestal), Praça do Prefeito (São Cristovão), Praça E. Veras - Vilmary (São Cristovão). Já amanhã, dia 14, os postos se concentrarão na ASALPI (Jardim Europa), 21º Distrito Policial (Usina Santana), Res. ACS. Sra Bené (Usina Santana), Comércio do Sr. Carlos - Pedro Balsi (Flor do Campo), Res. Da Sra Auzerina (Quadra “D”, casa 48 Conj. Novo Milenium), CRAS Sudeste III (Parque Colorado). 

Aqueles que não puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva também podem levar os bichos até a Gerência de Zoonoses, localizada na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, no horário de 8h às 17h. “As pessoas que por algum motivo não puderem levar os animais no sábado do Dia D da Campanha, podem procurar um desses postos fixos que estamos instalando na cidade ou se dirigir até a Gerência de Zoonoses”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. 

Ela lembra que a logística na etapa rural da campanha contra raiva é um pouco diferente da zona Urbana. “Não são montados postos fixos de vacinação; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, afirma Oriana. 

A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. A vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. 

Tags:
raiva vacinação fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1341/postos-extras-da-campanha-contra-a-raiva-seguem-ate-amanha-14