SAÚDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Teresina entregou hoje (12) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Ivan Sobral Vieira Arcoverde Filho, no Conjunto Novo Horizonte, zona Sudeste. Esta é 45ª obra de Unidade Básica de Saúde da capital desde o ano de 2013. Na ocasião,  o prefeito Firmino Filho anunciou o ex-prefeito Sílvio Mendes como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para o ano de 2017. Firmino adiantou ainda que enviará projeto para a Câmara Municipal reunificando as três estruturas de saúde: Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar.

“Nossa gestão tem 48 meses de atuação e já são 45 UBS entregues, ou seja, quase uma por mês. Esse tipo de obra beneficia comunidade e profissionais de saúde que atuam junto a essas pessoas. Nossa atenção está na reestruturação de todas as unidades de saúde da cidade. E termos agora à frente da gestão da saúde Sílvio Mendes, que nos enche de alegria”, afirmou Firmino Filho.

Para a obra de reforma e ampliação da UBS Novo Horizonte foi gasto o total de R$ 338.456,47. A reforma do local contou com a construção de ambientes como farmácia, sala de curativo, sala de aerosol, sala de enfermagem, lixeira, sala de reunião, escovódromo, dois banheiros para pessoas com deficiência, além de dois consultórios médicos e dois odontológicos. A sala de coleta e o depósito foram ampliados, dentre outras melhorias. Houve ainda um aprimoramento das condições como um todo, garantindo ainda condições de acessibilidade.

“Essa é a melhor obra que poderia ter acontecido aqui na nossa comunidade. Essa unidade está de parabéns, pela reforma e pelos profissionais que trabalham aqui. Quero parabenizar as Equipes de Saúde da Família que atendem até demandas que não estão no quadro do dia, só para nos ajudar”, disse Francisca Barbosa, moradora do Novo Horizonte.

A UBS Dr. Ivan Sobral Vieira Arcoverde Filho está totalmente equipada para o pleno funcionamento do e-SUS, plataforma que padroniza os dados dos usuários. Agora, as informações são armazenadas em computador, o que extingue o uso de fichas de papel e torna o serviço mais eficiente.

“A unidade tem quatro Equipes Saúde da Família, que atende quase 12 mil pessoas das localidades Vila Coronel Carlos Falcão, Conjunto Francisco Marreiros, Loteamento Cidade Verde, Loteamento Manoel Evangelista e Conjunto Novo Horizonte”, informou o presidente da FMS, Francisco Pádua.

SÍLVIO MENDES DE VOLTA À GESTÃO PÚBLICA

Sílvio Mendes destacou que está ansioso para voltar à gestão pública. “Sei das responsabilidades que vamos ter. E poder voltar à vida pública é uma grande missão. Tenho 42 anos como médico, posso perceber uma evolução imensa no setor da saúde municipal. Saímos de uma época em que a maioria não tinha direito a nada para a era em que muitos tem seus direitos garantidos. Claro que ainda temos muito o que avançar”, falou Sílvio Mendes.

O médico foi prefeito de Teresina por dois mandatos e já foi presidente da Fundação Municipal de Saúde nas gestões dos prefeitos Raimundo Wall Ferraz (1993/1995) e Chico Gerardo (1995/1996), e nos dois períodos de Firmino Filho (1996/2004), quando implantou na capital o Programa Saúde da Família.

Graduado em Medicina em 1974, pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Ortopedia na Universidade de São Paulo. É médico do Ministério da Saúde (SUS) e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

• Firmino entrega 45ª obra de Unidade Básica de Saúde e anuncia novo presidente da FMS
fms UBS Novo Horizonte Sílvio Mendes

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1339/firmino-entrega-45-obra-de-unidade-basica-de-saude-e-anuncia-novo-presidente-da-fms