ARTE E SAÚDE

Galeria do Inconsciente faz exposição “Infância, juventude e arte”

Evento expõe trabalhos da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil

Galeria do Inconsciente faz exposição “Infância, juventude e arte”

A Galeria do Inconsciente recebe no próximo dia 13, às 9h, mais uma exposição de usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Com o nome “Infância, juventude e arte”, a exibição traz pinturas e esculturas feitas por internos da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil (UAi). A galeria de arte é localizada dentro do Parque da Cidadania e funciona até às 19h todos os dias.

“A exposição segue até o início de janeiro e estará aberta para visitação com entrada franca”, explica a administradora da Galeria do Inconsciente, Elmira Machado. 

A exposição “Infância, juventude e arte” tem por objetivo mostrar à sociedade a capacidade das crianças e adolescentes atendidas na UAi por meio da expressão artística. A Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial de caráter residencial e transitório, implantando pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina em parceria com o Ministério da Saúde.

“O objetivo da UAi é oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso problemático de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento sociopsicoterapêutico”, afirma Elmira Machado. 

Crianças e adolescentes de 10 a 18 anos incompletos, do sexo masculino, que fazem uso problemático de substâncias psicoativas, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados podem ser atendidos da UAi. A Unidade de Acolhimento possui disponibilidade de 10 vagas, sendo que os adolescentes acolhidos podem permanecer nesta, por um período de 180 dias (seis meses).

Para ter acesso ao serviço da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil os adolescentes precisam ser encaminhados pela rede intersetorial de Assistência Social, Saúde, Educação, Justiça e Direitos Humanos, além de Demanda Espontânea. Ao primeiro contato com a equipe transdisciplinar da instituição, são realizadas etapas de pré-acolhimento com entrevistas com os familiares e com a criança/adolescente, com o intuito de se realizar a Avaliação de Caso e posterior acolhimento.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1338/galeria-do-inconsciente-faz-exposicao-infancia-juventude-e-arte