RAIVA

Reforço da campanha contra a raiva segue até o dia 14 com postos extras

Os postos estarão funcionando das 8h às 17h

Reforço da campanha contra a raiva segue até o dia 14 com postos extras

Aqueles que não puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva têm mais uma oportunidade de manter seus bichinhos livres da doença. Dando continuidade a seu cronograma de reforço da campanha, que vem acontecendo desde a última segunda-feira (5), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza, entres os dias 9 e 14 de dezembro, mais 22 postos nas quatro zonas da cidade. 

Os postos estarão funcionando das 8h às 17h e serão disponibilizados de acordo com cronograma elaborado pela Gerência de Zoonoses de Teresina. “As pessoas que por algum motivo não puderem levar os animais no sábado, podem procurar um desses postos fixos que estamos instalando na cidade”, informa a gerente Oriana Bezerra.

A campanha, realizada no último sábado (03), mais uma vez atingiu sua meta, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal na zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. Após o fim da etapa urbana, ocorrerá ainda a etapa rural da campanha, com data ainda a definir. “A logística nesta etapa é um pouco diferente da zona Urbana”, diz Oriana. “Não são montados postos fixos de vacinação; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra.

A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. A vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Antes de sua aplicação, elas são submetidas a testes de potência, inocuidade (que verifica se a vacina causa algum efeito adverso não esperado) e esterilidade (que detecta se há contaminação por bactéria ou fungo)”, diz a gerente.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

 

Postos extras de vacinação contra a raiva – 09 a 14 de dezembro de 2016

Dia 09

C.S Augusto Castro (Santo Antonio), E.M.Lizandro Tito - Rua “C”  (Vila Dagmar Maza), CMEI Sta Cruz (Santa Cruz), Centro de Convivência Vila Wall Ferraz (Santa Cruz) e Creche Tia Francisquinha - Q 19 (Santa Fé)

Dia 12 

Verdão (Centro), Praça Cristina Leite - Ipase (Primavera), Posto de Saúde da Água Mineral (Água Mineral), SASC (Aeroporto), Creche Tia Alice (São Joaquim), Comercial Carvalho (Sta Maria)

Dia 13               

Praça Gerardo Vasconcelos (Fátima), Unid. Esc. Noé Fortes (Ininga), Praça Violeta - Posto 6 (Horto Florestal), Praça do Prefeito (São Cristovão), Praça E. Veras - Vilmary (São Cristovão)

Dia 14

ASALPI (Jardim Europa), 21 Distrito Policial (Usina Santana), Res. ACS. Sra Bené (Usina Santana), Comércio do Sr. Carlos - Pedro Balsi (Flor do Campo), Res. Da Sra Auzerina (Quadra “D”, casa 48 Conj. Novo Milenium), CRAS Sudeste III (Parque Colorado)

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1335/reforco-da-campanha-contra-a-raiva-segue-ate-o-dia-14-com-postos-extras