VACINAÇÃO

Em reforço à campanha contra a raiva FMS disponibiliza postos extras durante a semana

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986.

Em reforço à campanha de vacinação antirrábica, cuja etapa urbana aconteceu no último sábado (03), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizará postos fixos durante esta semana em diversos pontos da capital. Amanhã (06), será a vez da região do Porto Alegre, Angelim e Portal da Alegria, zona Sul da cidade, das 8h às 17h.

A campanha mais uma vez atingiu sua meta, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal na zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. "A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. Por isso é importante a vacinação", informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. "Diante de casos como o falecimento de uma pessoa por raiva no Ceará, e outros episódios pontuais de raiva animal no interior do estado, podemos dizer que o vírus está circulando e por isso precisamos nos proteger", diz a diretora.

Segundo a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Antes de sua aplicação, elas são submetidas a testes de potência, inocuidade (que verifica se a vacina causa algum efeito adverso não esperado) e esterilidade (que detecta se há contaminação por bactéria ou fungo)”, diz a gerente.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

POSTOS DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – 06.12.2016

Sítio do IPMT
Endereço: Residencial Teresa Cristina - Angelim III

Sede Prov. do Cons. Com. Portal da Alegria III e IV