COMBATE AO MOSQUITO

FMS organiza diversas atividades em alusão ao Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti

O Dia D de Mobilização Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece hoje, 2. Em Teresina a data foi marcada por ações educativas de prevenção à dengue, zika e chikungunya na praça do bairro Poty velho, zona Norte. A ação contou com a presença de representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal.

“Estamos esperando um novo ciclo chuvoso e isso exige planejamento. Para que possamos mais uma vez nos precaver do mosquito que tem trazido várias enfermidades à nossa população. Há dez anos a Dengue se tornou uma doença endêmica e há pouco tempo o Aedes aegypti passou a ser vetor de novas doenças como a zika, o que coloca em risco nossas próximas gerações. Um sinal vermelho se acendeu. Precisamos continuar o reforço em todas as nossas ações de combate aos criadouros desse mosquito. Um trabalho bem feito preserva vidas!”, afirmou o prefeito de Teresina, Firmino Filho

A mobilização do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em Teresina foi organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI), lideranças comunitárias e o Exército, entre outras entidades. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da prevenção, que se dá principalmente por meio do combate ao lixo com potencial de se tornar criadouro do vetor.

Um dos destaques levados pela FMS ao evento foi uma tenda com orientações de prevenção de criadouros do mosquito e espaço criança, com colagens e pinturas sobre o tema e um curso de palestrantes com o tema “conheça e combata o Aedes aegypti”. Além disso a 44ª edição da Faxina nos Bairros aconteceu na região. A operação, que já recolheu 4728 toneladas de lixo em um ano de atividade, é fruto de uma parceria com a população, que deposita todo o lixo de suas residências para recolhimento em um grande dia de limpeza.

A FMS levou ainda à praça do Poty Velho a exposição de materiais reciclados provenientes de resíduos sólidos, como garrafas pet, garrafas de vidro, sobras de tecido, caixa de leite, embalagem plástica de alimentos, entre outros. “Os pneus, por exemplo, podem ser reaproveitados com a produção de móveis e acessórios, ou triturados para uso na indústria ou em campos de futebol”, contou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. A borracharia Bom Fim, responsável pela reutilização dos pneus recolhidos em pequenas borracharias da capital, esteve com um estande no local expondo este tipo de trabalho.

“Queremos mostrar que o combate ao mosquito também pode ser benéfico à natureza, quando a gente dá uma nova utilidade aos outrora potenciais criadouros, ao invés de despejarmos no ambiente”, disse Amariles Borba.

fms dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1329/fms-organiza-diversas-atividades-em-alusao-ao-dia-d-de-mobilizacao-contra-o-aedes-aegypti