AIDS

FMS realiza ação no dia de combate à AIDS

FMS realiza ação no dia de combate à AIDS

No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu uma manhã de educação e prevenção no Shopping da Cidade. Técnicos da coordenação de DST/AIDS e profissionais treinados em testagem rápida estiveram no local das 8h às 13h.

Os profissionais realizaram mobilização com panfletagem e distribuição de insumos de prevenção aos transeuntes. Além disso, realizaram testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os exames foram gratuitos e as pessoas receberam o resultado em no máximo meia hora.

Márcio Carvalho, de 25 anos, realizou o teste rápido e também pegou preservativos no local. “Acho esse tipo de ação muito importante, pois temos uma vida muito atribulada e ter essa oportunidade de fazer o exame rapidinho e pegar preservativo gratuitamente é muito legal”, disse o jovem.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. “Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue”, afirmou Alana Niége, enfermeira do Programa de DST/AIDS da capital.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

fms aids

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1327/fms-realiza-acao-no-dia-de-combate-a-aids