AIDS

Semana educativa visa conscientizar sobre o combate à AIDS

A programação é alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS

Semana educativa visa conscientizar sobre o combate à AIDS

Em alusão ao dia mundial de combate à AIDS, dia 1º de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está organizando uma semana de mobilização em toda a cidade. Panfletagem, distribuição de insumos e realização de testes rápidos fazem parte da programação, que se iniciou hoje (28).

O objetivo da ação é promover a adoção de práticas sexuais seguras como forma de reduzir a incidência de AIDS e DSTs, através da informação e disponibilização de preservativos, além de realizar diagnósticos precoces. Para isso, foram escolhidos locais que concentram um grande número de pessoas e segmentos da população que tem pouco acesso aos serviços e aos insumos de prevenção.

“Durante a semana, realizaremos ações educativas em praças da cidade e no dia 1º, Dia Mundial de Combate à AIDS, estaremos fazendo testagens rápidas no shopping da Cidade das 8h às 13h”, informa a enfermeira Alana Niége, da coordenadoria municipal de DST/AIDS. Hoje (28), por exemplo, os profissionais realizaram o trabalho em uma caminhada pela extensão da Avenida Maranhão.

A campanha conta ainda com apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que estão realizando palestras educativas para a população. Estes locais já contam com preservativos disponíveis gratuitamente, sem a necessidade de receita médica ou consulta para sua aquisição.

No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha do Ministério da Saúde este ano busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

PROGRAMAÇÃO - SEMANA DE COMBATE A AIDS

28/11/2016 – Segunda-Feira

Avenida Maranhão ( iniciando em frente ao Iate Club e finalizando no bairro Saci) - Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção e mobilização social.

Horário: 08 às 12h

Participação: Técnicos da coordenação de IST/AIDS.

29/11/2016 – Terça-Feira

Praça do Santa Maria da Codipi - Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção e mobilização social.

Horário: 08 às 12h

Participação: Técnicos da coordenação de DST/AIDS.

30/11/2015 – Quarta-Feira

Praça João Luiz Ferreira (centro de Teresina) : Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção e mobilização social.

Participação: Técnicos da coordenação de DST/AIDS da FMS

01/12/2015 – Quinta-Feira

Shopping da Cidade - Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção e mobilização social, realização de teste rápido para HIV, Sifilis e Hepatites B e C.

Horário: 08 às 13h

Participação: Técnicos da coordenação de DST/AIDS e profissionais treinados em testagem rápida (FMS).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1323/semana-educativa-visa-conscientizar-sobre-o-combate-a-aids