TODOS CONTRA O AEDES

Teresina promove nesta sexta (02) dia D de mobilização contra o Aedes aegypti

O Ministério da Saúde promove nesta sexta (02) em todo o país o dia de Mobilização Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a zika, dengue e chikungunya. Em Teresina, a ação ocorre na praça do bairro Poty Velho (zona Norte), a partir das 8h da manhã, e visa conscientizar sobre a importância da prevenção por meio do combate aos criadouros.

A mobilização local está sendo organizada pela FMS, em parceria com o Ministério, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI) e lideranças comunitárias. A programação inclui uma caminhada com as escolas do bairro até o local da abertura; tenda com orientações de prevenção de criadouros do mosquito e espaço criança, com colagens e pinturas sobre o tema e um curso de palestrantes com o tema “conheça e combata o Aedes aegypti”. Ainda dentro da programação, será realizada a 44ª edição da Faxina nos Bairros.

Haverá ainda uma exposição de materiais reciclados provenientes dos resíduos sólidos, como garrafas pet, garrafas de vidro, sobras de tecido, caixa de leite, embalagem plástica de alimentos, além de um estande sobre reutilização de pneus da borracharia Bom Fim, responsável pela reciclagem do material usado em pequenas borracharias da capital. “Queremos mostrar que o combate ao mosquito também pode ser benéfico à natureza, quando a gente dá uma nova utilidade aos outrora potenciais criadouros, ao invés de despejarmos no ambiente”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Na manhã de hoje (28), foi confirmada também a participação do Exército Brasileiro. “Como integrante da sociedade, o exército está à disposição para colaborar e minimizar os problemas causados pelo mosquito”, disse o Tenente-Coronel do 2º BEC Alessandro da Silva. Ele informa ainda que o Exército participará de outras ações conjuntas com a Prefeitura de Teresina entre os meses de dezembro e abril.

A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” alerta a campanha, que será veiculada na TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbanos (ponto de ônibus, outdoor) no período de 24 de novembro a 23 de dezembro.

Dia D de combate á dengue fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1322/teresina-promove-nesta-sexta-02-dia-d-de-mobilizacao-contra-o-aedes-aegypti