SAÚDE DA MULHER

CAPS III recebe carreta de atendimento em saúde da mulher

CAPS III recebe carreta de atendimento em saúde da mulher

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) trabalham não apenas a saúde mental, como também a do corpo. Hoje (22), as usuárias do CAPS III receberam o atendimento da carreta móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc), que está ofertando exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero.

Ao todo, foram ofertadas 48 vagas para as usuárias do CAPS III pelo projeto Sesc Saúde Mulher, que está no estacionamento do local. “Fizemos uma triagem interna para que nossas usuárias fossem beneficiadas com essa ação”, conta a coordenadora Adriana Medeiros. O atendimento foi dividido em dois dias e se iniciou ontem (21), nos turnos manhã e tarde.

A equipe é formada por enfermeira, dois técnicos em radiologia e um assistente social em saúde, que estão realizando exames de mamografia e citologia, além de atividades educativas em saúde. Os profissionais foram treinados no Hospital do Câncer de Barretos (SP), que elabora os laudos. As pacientes receberão os resultados de seus exames via correios.

A usuária Cleaner Nepomuceno aproveitou a oportunidade de fazer seus exames de prevenção anuais. “Eu particularmente achei essa ação muito importante para nós mulheres, pois temos que cuidar da nossa saúde”, conta a mulher de 58 anos. “No mais agradeço este carinho por todas nós pela equipe”, declara ela.

Os CAPS são centros de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. O atendimento à população é oferecido por meio do acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família. Em Teresina existem sete CAPS, sendo um deles do tipo III, cujo diferencial está no atendimento àquele paciente cuja crise, ou quadro clínico, demanda um atendimento contínuo. "Se a crise é aguda e a família não tem suporte para levá-lo para casa, então ele é acolhido no CAPS III para passar a noite, onde também é alimentado e medicado", explica Adriana Medeiros.

caps

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1317/caps-iii-recebe-carreta-de-atendimento-em-saude-da-mulher