INFORMAÇÃO E SAÚDE

Quase 2 mil pessoas já foram capacitadas para combater o Aedes aegypti na capital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu hoje, 23 de novembro, no auditório da instituição, o 20º Curso de Capacitação para o Controle e Prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya. A atividade visa formar multiplicadores das informações sobre o cuidado com as doenças e contou com a participação de representantes de universidades públicas e privadas e de Unidades Básicas de Saúde.

“O conhecimento e a prática deste são fundamentais para combatermos esse mosquito causador de tantos males. Muito interessante esse curso que aborda a fisiologia do mosquito e seus principais hábitos, além de nos expor detalhes que deixamos passar na nossa rotina e poderemos, a partir de agora, ficarmos mais atentos e prevenir ainda mais as doenças”, disse Gerson Costa, representante de uma universidade particular de Teresina, que agora vai passar seus conhecimentos dentro da instituição em que atua.

Representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI)e de três universidades privadas estiveram participando do curso de multiplicadores de informações de prevenção ao Aedes aegypti. Ao todo, 1.672 pessoas já foram formadas para atuarem como divulgadoras das informações sobre controle e prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya.

O curso de capacitação tem carga horária de oito horas e é composto por um momento teórico e outro prático. Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

fms curso da dengue

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1316/quase-2-mil-pessoas-ja-foram-capacitadas-para-combater-o-aedes-aegypti-na-capital