NOVEMBRO AZUL

UBS Angelim promove dia de atividades em alusão ao Novembro Azul

O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, tema da campanha.

UBS Angelim promove dia de atividades em alusão ao Novembro Azul

Como parte da programação do Novembro Azul na Atenção Básica municipal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angelim promoveu hoje (18) uma série de atividades junto aos homens da comunidade. O objetivo era conscientizar sobre a importância de prevenção do câncer de próstata, tema da campanha.

Cerca de 30 a 40 homens participaram da palestra, organizada pelas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF). “Aqui nós tentamos desmistificar o tema do câncer de próstata, alertando para a importância de se realizar o exame”, conta Graci Mendes, coordenadora da unidade. Além da palestra, os profissionais de saúde e estudantes de medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estiveram aferindo pressão e realizando exames de glicemia, HIV e sífilis, além de exames bucais realizados pelas equipes de saúde bucal. “A ideia é ir além do câncer e aproveitar para abordar a saúde do homem como um todo”, explica a coordenadora.

Estatísticas apontam que os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres. Isso porque a cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças. “O que percebemos é que o homem não tem o hábito de frequentar a UBS, seja por trabalhar o dia inteiro ou mesmo por acreditar que não há necessidade, e tentamos modificar este pensamento”, afirma a coordenadora. “Dos participantes de hoje, por exemplo, apenas seis homens já haviam realizado o exame de próstata até hoje”, diz.

Um deles foi Francisco Souza, que conseguiu a cura para a doença por ter sido diagnosticado precocemente. “A mensagem que quero deixar é que todos os homens realizem o exame regularmente para evitar complicações. Eu sou a prova de que o câncer de próstata tem cura quando descoberto cedo, por isso a prevenção tão importante”, relata o aposentado.

Os agentes comunitários de saúde também serão orientados para levar estas orientações em suas visitas domiciliares. Na tarde de hoje (18), eles participarão de uma palestra com um urologista que irá instruí-los para fazer o trabalho de informação, tirando dúvidas e quebrando tabus sobre a saúde do homem. A atividade é feita em parceria com a Liga Acadêmica de Urologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Novembro Azul Teresina é uma com objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde. Em 2012, inspirado pelo "Movember" - movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença -, a campanha se concentrou no mês de novembro (mês do Dia Internacional do Homem – 19 de novembro) e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1312/ubs-angelim-promove-dia-de-atividades-em-alusao-ao-novembro-azul