PREVENÇÃO

Cuidados com o pé diabético serão foco de ação amanhã na UBS do Poty Velho

Em Teresina, são cerca de 28 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família

Em alusão ao “Dia Mundial do Diabetes”, definido pela Organização Mundial da Saúde como 14 de novembro, a Unidade Básica de Saúde do Poty Velho realizará atividade voltada aos pacientes diabéticos na manhã desta sexta-feira (18), a partir das 7h30. Uma caminhada dará início ao evento, que contará com com exames e classificação de risco do pé diabético.

“Precisamos chamar a atenção dos nossos pacientes diabéticos para que estejam sempre atentos aos pés. Sabemos que depois de cinco anos com a doença a pessoa começa a perder a sensibilidade dos pés e é neles que nos apoiamos. São eles que nos levam de um lado para o outro para não dependermos de ninguém”, expõe a enfermeira da Equipe Saúde da Família (ESF) da UBS do Poty Velho, Nancy Loiola.

Todas as pessoas devem aprender a cuidar dos pés, e os portadores de Diabetes devem aprender a cuidar com muito mais afinco, pois complicações frequentes, com o pé diabético, podem ser evitadas com prevenção. “No evento de amanhã nossos pacientes poderão retirar calosidades e hidratar os pés, cuidados essenciais para manter o membro sem aparecimento de infecções”, afirma Nancy Loiola. O diabetes quando não controlado, é a principal causa de amputações não-traumáticas das pernas; é a principal causa de insuficiência renal e é a principal causa de perda visual. As pesquisas têm revelado também que no nosso país, menos da metade dos diabéticos possuem o seu nível de glicemia controlado, o que pode ocasionar complicações graves.

A UBS do Poty Velho atende quase 360 pessoas com diabetes. Em Teresina, são cerca de 28 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família. O mundo enfrenta uma marcha implacável do diabetes. Um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). São 422 milhões de adultos com diabetes, segundo os dados mais recentes da OMS. Em 1980, eram 108 milhões. O número de casos quadruplicou nesses 34 anos. No Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com o diabetes. A doença mata 72 mil pessoas por ano no país. No Piauí já são mais de 200 mil pessoas convivendo com a doença.

Na atividade de amanhã na UBS do Poty Velho as pessoas vão poder saber mais sobre a importância do calçado para o pé diabético, como higienizar corretamente o pé, além de como cortar as unhas sem se ferir. “Vamos, inclusive, falar sobre o melhor horário de comprar o calçado, que é de tardezinha, quando os líquidos corporais descem e o pé está mais inchado. Se o calçado ficar confortável com o pé mais 'gordinho' vai se adequar em todas as situações sem machucar”, fala a enfermeira Nancy, que lembra ainda que dos pacientes diabéticos que atende, nenhum teve grandes traumas nos pés até o momento por conta da boa prevenção que praticam.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), este ano, revelou que 32% das pessoas entrevistadas alegaram ter pouca ou nenhuma informação sobre a diabetes e 28% disseram não conhecer a doença. Outro dado preocupante é que entre os entrevistados, 31% alegaram não saber quais são as implicações de não tratar a doença.

A diabetes é uma doença silenciosa e mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. Se somar ainda outros dois milhões de mortes por causa do alto nível de açúcar no sangue, seriam quase quatro milhões, portanto, o impacto na saúde é muito sério.  

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1309/cuidados-com-o-pe-diabetico-serao-foco-de-acao-amanha-na-ubs-do-poty-velho