SAÚDE MENTAL

Projeto TerapiAmor oferece sessões de reiki e auriculoterapia na Galeria do Inconsciente

A promoção da saúde mental começa pelo bem estar do corpo e da alma. Pensando nisso, a Galeria do Inconsciente recebe neste sábado (12) o projeto TerapiAmor, que promove atividades de reiki e auriculoterapia gratuitamente para a comunidade. Será entre as 7h30 e as 10h30 da manhã, no Parque da Cidadania.

O projeto é realizado uma vez por mês desde agosto, com previsão inicial de acontecer até dezembro. Trata-se de um trabalho voluntário realizado por um grupo de terapeutas holísticos com formação nas duas áreas. “Não é preciso agendamento prévio nem inscrição, basta comparecer neste horário à Galeria do Inconsciente para participar”, explica Marina Leite, da Gerência de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pelo espaço.

O Reiki e a auriculoterapia têm sua origem na medicina tradicional oriental, que visam a prevenção de doenças pelo uso de técnicas que focam na energia corporal. “Lembramos que estas técnicas não substituem tratamentos médicos ou medicamentos e vice-versa, pois trabalham com a prevenção e equilíbrio da saúde mental e corporal”, diz Marina Leite.

“Reiki” é uma palavra de origem japonesa que significa energia de cura universal. É uma terapia que utiliza a interposição das mãos para sua aplicação. Ele traz benefícios como a prevenção e restauração de doenças e desequilíbrios energéticos em todos os níveis do Ser; equilíbrio dos chacras (os centros energéticos do corpo); eliminação de toxinas e regeneração de tecidos; relaxamento, silêncio interior, harmonização e reposição energética nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

Já a auriculoterapia é uma técnica de acupuntura que tem sua origem na medicina tradicional chinesa, que explica que o corpo humano tem vários microssistemas, dentre eles a orelha. Encontramos no pavilhão auricular pontos reflexos de todo o corpo onde se reúnem ramos nervosos que podem ser acessados através de estímulos por meio de agulhas, cristais, sementes ou afins, no intuito de diminuir ou resolver sintomas corporais.

A Galeria do Inconsciente foi um espaço criado pela Prefeitura de Teresina para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelos usuários dos serviços de atenção psicossocial.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1303/projeto-terapiamor-oferece-sessoes-de-reiki-e-auriculoterapia-na-galeria-do-inconsciente