CONCURSO

Estudantes são premiados em concurso de redação sobre alimentação e mudanças climáticas

Amanhã (08), a partir das 9h, os melhores textos serão premiados na Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva, bairro Esplanada.

“O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”. Os impactos das mudanças climáticas na agricultura e alimentação foi tema de um concurso de redação promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com estudantes do mundo inteiro. Amanhã (08), a partir das 9h, os melhores textos serão premiados, na Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva, bairro Esplanada.

Em Teresina, o concurso está sendo organizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Participaram do certame alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, escolhidos em uma seleção prévia realizada pela SEMEC. “Foram escolhidas inicialmente duas escolas, das quais selecionamos seis redações para concorrer”, conta Theonas Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

As redações foram desenvolvidas em sala de aula após discussões em sala de aula sobre o tema. O passo seguinte foi a avaliação dos textos, feita por uma comissão formada por representantes da FMS, SEMEC e um representante dos alunos do último ano do Ensino Fundamental. “Os critérios de seleção foram: coerência com o tema escolhido, clareza de ideias, estética e ortografia”, afirma Theonas Gomes.

O primeiro lugar receberá um tablet e uma edição do guia alimentar da FMS. Além disso, todos os finalistas receberão o livro de colorir “Ideias para colorir a mesa” e um certificado, que será também entregue aos professores e demais envolvidos no projeto. Já a escola premiada receberá uma placa de reconhecimento por incentivar a alimentação sustentável.

A iniciativa está relacionada às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que foi celebrado no último dia 16 de outubro. Seu intuito é alertar sobre a importância da escolha do consumo alimentar e seu impacto nas modificações climáticas. “Ele visa criar espaços de discussão e debate nas salas de aula que oportunizem a professores e estudantes a reflexão sobre o tema, expressando sua maneira de ver as mudanças do clima refletidas na escolha do tipo de alimento que se consome”, explica Theonas Gomes.

Estudos indicam que o número de habitantes do planeta será superior a 9 bilhões em 2050. Diante deste cenário, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a produção mundial de alimentos terá de aumentar em 60% para atender esta demanda.

Ao mesmo tempo, os pequenos produtores e agricultores familiares do mundo, que produzem a maior parte dos alimentos que comemos, estão entre os mais afetados por altas temperaturas e desastres relacionados às secas e às mudanças climáticas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1299/estudantes-sao-premiados-em-concurso-de-redacao-sobre-alimentacao-e-mudancas-climaticas