TODOS CONTRA A DENGUE

Curso faz alerta sobre cuidados necessários para combater Aedes aegypti

FMS já capacitou 1.672 pessoas para atuarem como divulgadoras de informações

Curso faz alerta sobre cuidados necessários para combater Aedes aegypti

Dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina promoveu hoje, 13 de outubro, a 19ª edição do Curso de Capacitação para o Controle e Prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya, com o principal objetivo de formar multiplicadores das informações sobre o cuidado com as doenças. A atividade aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação de diversos representantes de grupos sociais.

Ao todo, 1.672 pessoas já foram formadas para atuarem como divulgadoras das informações sobre prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Hoje estamos aqui com membros do Ministério Público da União, do Tribunal Regional do Trabalho, de escolas públicas e privadas, universidades e Unidades Básicas de Saúde”, afirmou Júlia Santos, a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da FMS.

“Precisamos estar engajados nesse tipo de assunto de prevenção em saúde para podermos desenvolver bem o trabalho integrado de educação e setor da saúde. Achei o curso muito proveitoso”, disse Tayla Tavares, representante de uma universidade particular da capital.

Sabrina Lurdes, que compõe o quadro de educadores da Unidade Escolar Firmina Sobreira, também participou do Curso de Capacitação para o Controle e Prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya. “Sempre temos que estar atentos ao mosquito Aedes aegypti. Os danos que ele pode causar são muito sérios, a microcefalia, a chikungunya que deixam sequelas. Atos de prevenção são fundamentais e quanto mais estivermos informados de como fazer isso melhor. Com certeza vou sempre estar repassando as informações adquiridas hoje a todos da nossa unidade escolar”, enfatizou ela.

O curso de capacitação tem carga de oito horas e é composto por um momento teórico (que ocorre pela manhã) e outro prático (realizado à tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti. Todos aqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com.

curso da dengue fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1278/curso-faz-alerta-sobre-cuidados-necessarios-para-combater-aedes-aegypti