OUTUBRO ROSA

Equipe da UBS Saci promove palestra em alusão ao Outubro Rosa na CEAPI

A ação é fruto de uma parceria entre a FMS e a CEAPI, que fica dentro do território da UBS Saci

Equipe da UBS Saci promove palestra em alusão ao Outubro Rosa na CEAPI

A programação de Outubro Rosa na UBS do bairro Saci foi marcada hoje (11) por uma ação junto às permissionárias da Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI), antigo CEASA. As equipes 138 e 209 da Estratégia Saúde da Família (ESF) promoveram um “dia rosa”, com uma palestra sobre câncer de mama e saúde da mulher no auditório do local.

A ação é fruto de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a CEAPI, que fica dentro do território da UBS Saci. “Como se trata de um local de alta movimentação, o público alvo é mais amplo e podemos disseminar informação entre mulheres de outras partes da capital e até mesmo de outras cidades”, explicou o coordenador Everardo Pinheiro.

Segundo a médica Elane Evangelista, o objetivo da ação é chamar atenção sobre a importância de se cuidar. “O público da CEAPI é grande e formado basicamente por mulheres que trabalham o dia inteiro e não têm tempo de frequentar a unidade básica de saúde. Por isso, resolvemos sair da UBS e trazer a saúde até elas”, afirmou ela. “Estamos aproveitando a oportunidade para falar de questões além do câncer de mama, como o câncer de colo de útero, saúde bucal e planejamento familiar”, disse.

As participantes tiveram ainda a oportunidade de uma demonstração prática dos principais sintomas do problema e do autoexame, realizado em um manequim. “Eu me preocupo muito e realizo o exame regularmente, por isso estou gostando muito de poder participar de uma palestra dessas”, comentou a permissionária Rosa de Araújo.

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer no sexo feminino, com um risco estimado de 56,2 casos a cada 100 mil mulheres. Seus sintomas são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. Se diagnosticado em sua fase inicial geralmente representa de 95% a 98% de índice de cura.

Para se prevenir é necessário realizar medidas de autocuidado: autoexame da mama mensalmente e, a partir dos 40 anos de idade, o exame de mamografia regularmente. Mudança de hábitos, como alimentação saudável, prática de atividade física, fim do vício do cigarro, também são pequenas ações que podem contribuir para evitar a doença.

fms Outubro Rosa

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1277/equipe-da-ubs-saci-promove-palestra-em-alusao-ao-outubro-rosa-na-ceapi