SAÚDE MENTAL

FMS tem programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental

Em Teresina existem sete CAPS, dois na zona Norte, sendo um Infantil

FMS tem programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, momento para conscientização global sobre o acesso aos serviços de saúde mental e sobre a inclusão social das pessoas que necessitam destes serviços. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte, tem programação alusiva à data.

“Amanhã, pela manhã, vamos participar de uma exposição organizada pelo Hospital Areolino de Abreu na Praça da Vila Operária, onde vamos expor nossas peças produzidas através de material reciclável”, diz a coordenadora do CAPS II Norte, Érica Machado. À tarde, os usuários do CAPS irão visitar a Galeria do Inconsciente, que fica no Parque da Cidadania, onde levarão telas novas, pintadas por eles, para fazer parte da exposição do local.

O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar, que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

Em Teresina existem sete CAPS, dois na zona Norte, sendo um Infantil, três na zona Sul, sendo um AD (voltado para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas), um na zona Sudeste e um na zona Leste.

O CAPS pode ser procurado por pessoas que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode vir sozinha ou acompanhada, devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

saúde mental Centro de Atenção Psicossocial

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1274/fms-tem-programacao-alusiva-ao-dia-mundial-da-saude-mental