OUTUBRO ROSA

UBS Saci promove semana de atividades em alusão ao Outubro Rosa

Será entre os dias 10 e 14 de outubro

Para compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença, o outubro ganhou cor: agora é rosa. A Unidade Básica de Saúde do bairro Saci, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove entre os dias 10 e 14 uma semana de atividades relativas ao tema.

A programação, que ocorre todos os dias das 8h às 11h, inclui palestras, demonstrações sobre a realização do autoexame, lanches e sorteio de brindes. No dia 13 (quinta-feira) será realizada ainda uma grande caminhada pela avenida principal do bairro, quando serão distribuídos materiais e informações sobre o assunto.

Segundo o coordenador da UBS Saci, Everardo Pinheiro, o ponto alto da semana será uma ação na Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI), antigo CEASA. “Fizemos uma parceria com a CEAPI, que está localizada dentro do território da unidade, para realizar um ‘dia rosa’ junto a permissionárias e clientes de lá”, diz ele. “Como se trata de um local de alta movimentação, o público alvo será ampliado e poderemos disseminar informação entre mulheres de outras partes da capital e até mesmo de outras cidades”, explica o coordenador.

A atividade está sendo organizada pelas equipes 138 e 209 da Estratégia Saúde da Família. A divulgação junto à comunidade está sendo feita dentro da comunidade pelos agentes comunitários de saúde. “Amanhã (07) estaremos percorrendo a CEAPI para informar sobre as ações da semana no local”, conta Everardo Pinheiro.

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Seus sintomas são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. Se diagnosticado em sua fase inicial geralmente representa um bom índice de cura.

Para se prevenir é necessário realizar medidas de autocuidado da mama: autoexame da mama mensalmente e, a partir dos 40 anos de idade, o exame de mamografia regularmente.

Semana Rosa – UBS Saci

10/10/2016

ABERTURA

- Café da Manhã

- Palestra: “A Prevenção do Câncer de Mama”

- Demonstração da Técnica de Autoexame da Mama

11/10/2016

DIA ROSA NA CEAPI

Palestra:

- “A Prevenção do Câncer de Mama e do Colo Uterino”

- Demonstração da Técnica de Autoexame da Mama

- Palestra sobre Saúde Oral

- Lanche

LOCAL: CEAPI

12/10/2016

FERIADO NACIONAL

Aproveite para compartilhar tudo que você aprendeu e incentive as mulheres a cuidar mais da própria saúde e tornar cor de rosa todos os meses do ano.

13/10/2016

- Caminhada ROSA nas proximidades da UBS Saci.

- Palestra sobre Saúde Oral

- Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

14/10/2016

ENCERRAMENTO