ENTREGA DE REFORMA

UBS Adelino Matos é reformada e amplia seus serviços à população da zona Norte

A estrutura prioriza o conforto tanto para usuários, como para seus profissionais

A região do Mocambinho recebeu hoje (27) mais uma estrutura que irá beneficiar a saúde de sua população. Foi a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelino Matos, que agora atende aos padrões do Ministério da Saúde de conforto e acessibilidade.

A reforma do local contou com a ampliação de ambientes como as salas de vacina, aerosol, procedimentos, expurgo e esterilização, um consultório médico e um odontológico, além da área de serviço, copa, depósito e almoxarifado, dentre outras melhorias. Houve ainda um aprimoramento das condições como um todo, garantindo ainda condições de acessibilidade.

“É uma estrutura que prioriza o conforto tanto para usuários, como para seus profissionais”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Francisco Pádua. “Boas condições de trabalho poderão aumentar a oferta de serviço e melhorar a qualidade de atendimento prestado nessa área da cidade”, diz ele.

Esta é a 44ª obra de UBS entregue em Teresina desde 2013. Serão beneficiadas cerca de 16 mil pessoas dos bairros Vila São Francisco, Mocambinho III Setor B, Mocambinho Setor A, Costa Rica e Santa Sofia. O usuário José Aguiar espera poder receber um atendimento ainda melhor, não só para ele como para sua neta Maria Sofia. “Aqui tá um brinco, a comunidade está toda satisfeita”, conta ele, cuja família recebe atendimento regular da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Após a entrega da reforma, toda a equipe começou a prestar o atendimento regular, como consultas, exames e vacinação. “Não estamos mais em um espaço adaptado, estamos em um espaço ideal para o nosso serviço, que é uma UBS acolhedora na estrutura, de acordo com o perfil da equipe que aqui trabalha”, diz a diretora Regional de Saúde Norte da FMS, Adriana Valadares. Quatro equipes ESF irão atender no local, duas pela manhã e duas pela tarde.

Além do investimento em estrutura física, a Prefeitura de Teresina também tem se empenhado na contratação de pessoal qualificado e concursado para compor o quadro de funcionários das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Academias da Saúde, e Centro de Diagnostico Dr. Raul Bacelar. De 2013 até agora foram convocadas mais de 3 mil pessoas via concurso público para integrarem o quadro de servidores da saúde municipal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1270/ubs-adelino-matos-e-reformada-e-amplia-seus-servicos-a-populacao-da-zona-norte