Unidade Básica de Saúde promove Curso para Mães de Crianças Autistas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, localizada na Rua Mário Augusto Freias - 1469, realiza hoje (5), às 14h30, o Curso para Mães de Crianças Autistas. A iniciativa é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

“O curso serve tanto para as mães de crianças autistas como para os profissionais das Equipes Estratégia Saúde da Família. Nossos profissionais serão capacitados para reconhecerem as crianças que têm autismo junto às família”, explica Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poty Velho.

A terapeuta Michele Torres, da UESPI, irá ministrar o curso de hoje, que conta com 30 participantes, entre mães de crianças autistas e profissionais de saúde. “Vamos dar e receber orientações de direitos que essas mães precisam saber que têm, e, especialmente, vamos abordar a questão da alimentação para as crianças autistas, pois estudos comprovam que a alimentação errada pode fazer com que aquela criança fique agressiva”, afirma Nancy Loiola.

Segundo o Guia de Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) do Ministério da Saúde, nas ações de assistência materno-infantil da Atenção Básica as equipes profissionais são importantes na tarefa de identificação de sinais iniciais de problemas de desenvolvimento. Portanto, inventários de desenvolvimento geral e de sinais de alerta para problemas são um importante material para instrumentalizar as equipes de saúde na tarefa de identificação desses casos.

Os cinco Indicadores comportamentais de TEA incluem aspectos motores; sensoriais; de rotina; de fala e aspecto emocional. Movimentos motores estereotipados: flapping de mãos, “espremer-se”, correr de um lado para o outro, entre outros movimentos podem caracterizar TEA. Hábito de cheirar e/ou lamber objetos. Sensibilidade exagerada a determinados sons (como os do liquidificador, do secador de cabelos etc.), reagindo a eles de forma exacerbada.  Insistência visual em objetos que têm luzes que piscam e/ou emitem barulhos, bem como nas partes que giram. Dificuldade importante na modificação da alimentação. Algumas crianças, por exemplo, só bebem algo se utilizarem sempre o mesmo copo. Outras, para se alimentarem, exigem que os alimentos estejam dispostos no prato sempre da mesma forma. Certas crianças com TEA se sentam sempre no mesmo lugar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1266/unidade-basica-de-saude-promove-curso-para-maes-de-criancas-autistas