FMS capacita para atendimento a pessoas com ideias suicidas

A capacitação acontecerá também nos dias 05 e 19 de maio no auditório da FMS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu na manhã desta quinta-feira (23) um treinamento para notificação de violência interpessoal/autoprovocada e intoxicação exógena (tentativa de suicídio) com profissionais da rede hospitalar e da rede de atenção psicossocial do município de Teresina. A capacitação acontecerá também nos dias 05 e 19 de maio no auditório da FMS.
“O objetivo do treinamento é fazer com que esses profissionais compreendam a importância da notificação de violência interpessoal autoprovocada, considerando os aspectos legais, culturais e éticos que envolvem a questão e a necessidade de identificação, construção e fortalecimento da rede de proteção como integrante do cuidado”, explicou Ana Amélia Galas, chefe da Gerência de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT) da FMS.
Ela palestrou aos profissionais de saúde que participaram do treinamento. Segundo Ana Amélia Galas, após aquele primeiro contato com o paciente, o profissional de saúde preencherá a Ficha de Notificação de Violência interpessoal/Autoprovocada para que a rede de atenção psicossocial do município saiba do caso e mantenha tratamento com aquela pessoa. Para evitar nova tentativa de suicídio.
Notificar é a comunicação da ocorrência de determinado agravo à saúde feita à autoridade competente, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
“Esse tipo de treinamento é muito importante para nós profissionais da saúde. Faz com fiquemos melhor preparados ao acolher casos de tentativa de suicídio”, disse a psicóloga Laine Moreira, que participou do evento.
A vigilância de violência interpessoal/autoprovocada, componente contínuo do Sistema de Vigilância e Acidentes – (VIVA), é realizada a partir da notificação compulsória de todo caso suspeito ou confirmado de violência doméstica/intrafamiliar, sexual e autoprovocada, tornada de notificação imediata pela Portaria nº 1271 de 06/06/2014. A notificação é realizada por meio do preenchimento da Ficha de notificação individual de violência interpessoal/autoprovocada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1091/fms-capacita-para-atendimento-a-pessoas-com-ideias-suicidas