FMS e UFPI estudam parceria para castração de animais no Hospital Universitário

Prefeitura de Teresina estuda a possibilidade de implantar o Castramóvel.

FMS e UFPI estudam parceria para castração de animais no Hospital Universitário
As discussões para a criação em Teresina de um equipamento público para o controle da natalidade de animais por meio da castração/esterilização estão avançando. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, esteve hoje (22) em reunião com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, para tratar de uma parceria para que procedimentos de castração sejam ofertados no Hospital Universitário até que seja criado o Centro de Castração de Teresina.
Na capital ainda não existe uma política de controle de natalidade de animais, e a sociedade civil, entidades protetoras de animais e órgãos institucionais têm provocado discussões e ações neste sentido.
“A possibilidade de termos um Centro de Castração é uma importante medida para diminuir a superpopulação de gatos e cachorros abandonados e uma forma de evitarmos problemas futuros tanto para os animais como para a sociedade. Mas, por demandar tempo e recursos financeiros, estamos estudando alternativas e uma delas é a viabilização de um convênio com a UFPI, já que é um problema de saúde pública, para que possamos ofertar provisoriamente para a população o serviço de castração em parceria com o Hospital Universitário”, explicou Luciano Nunes.
Além do Centro de Castração, a Prefeitura de Teresina estuda a possibilidade de implantar o Castramóvel. “O Castramóvel é um ônibus equipado que atuaria de forma móvel na cidade para castrar os animais de famílias que não possuem poder aquisitivo para fazer o procedimento. É uma outra alternativa que pode ser executada em Teresina. Mas, precisamos avançar em outras ações, daí a importância de parcerias com a UFPI e com a UESPI, que também desenvolvem campanhas educativas voltadas para o abandono de animais, um problema sério na nossa cidade. Temos todo o interesse de realizar ações que visam a convivência ética com os animais, bem como de coibir práticas de abandono e maus tratos”, destacou o presidente da FMS.
O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, acenou positivamente para a formalização da parceria com a FMS e UESPI. “Assim como a UESPI, também sofremos com abandono de animais no nosso campus e também estamos desenvolvendo campanhas de conscientização. Temos todo o interesse em fechar esse convênio com a FMS para a castração dos animais na UFPI, que é apenas umas das ações para estancar o problema de procriação indiscriminada de animais abandonados nas ruas. Além disso, vamos somar forças nas campanhas, uniformizar o discurso com a UESPI e fazer um trabalho efetivo junto à sociedade”, afirmou o reitor.
Na próxima semana haverá um novo encontro do presidente da FMS com o reitor da UFPI, UESPI e representantes de órgãos como IBAMA, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que dispõe de material educativo sobre o assunto, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros órgãos e entidades para dar encaminhamento às ações e formalização de parcerias e convênios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1089/fms-e-ufpi-estudam-parceria-para-castracao-de-animais-no-hospital-universitario