Comitê de combate à Dengue se reúne nesta sexta-feira (24)

Reunião será no auditório da FMS, às 9h.

Instituído com o objetivo de controlar a ocorrência de casos de Dengue na capital, o Comitê de Mobilização Comunitária promove nesta sexta-feira (24) sua primeira reunião. Será no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a partir das 9h.
O Comitê reúne representantes de diversos setores voltados para a saúde, educação, meio ambiente, juventude e desenvolvimento urbano. Juntos, estes profissionais deverão planejar estratégias de combate à Dengue na capital, com base em conhecimento da situação epidemiológica e entomológica, bem como das ações de assistência aos pacientes desenvolvidas no município.
As ações do comitê serão traçadas com base nos indicadores estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. “Desta forma, serão tomadas medidas que visam a mobilização das pessoas, de maneira a se criar maior responsabilização de cada família e da sociedade na manutenção de seu ambiente doméstico livre de potenciais criadouros do vetor, como também instituições públicas e privadas”, destaca Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Como não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, seja possível, o Comitê também tem como finalidade a elaboração de programas permanentes e a promoção da integração das ações de controle da Dengue na atenção básica, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Além disso, ele deve utilizar-se de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas e terrenos baldios e programar ações educativas contra a Dengue na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1088/comite-de-combate-a-dengue-se-reune-nesta-sexta-feira-24