Estratégia Saúde da Família ajuda na diminuição de casos de hanseníase

Capacitação acontece nos dias 22 e 23 de abril.

Cientistas brasileiros encontraram evidências de que a redução da ocorrência da hanseníase está relacionada à melhoria das condições de vida da população, proporcionada pela atenção primária à saúde, através da Estratégia Saúde da Família, e por programas de transferência de renda. O estudo foi publicado em novembro de 2014 na revista PLoS Neglected Tropical Disease, a primeira de acesso aberto no mundo dedicada às doenças tropicais negligenciadas.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, que é responsável pela atenção primária à saúde, está capacitando 60 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para que fiquem melhores habilitados no que tange ao diagnóstico e tratamento da hanseníase. A capacitação acontece nos dias 22 e 23 de abril, a partir das 8h, no Centro Maria Imaculada, na Rua 19 de Novembro, 4370 (Real Copagre), zona Norte da capital.

Os pesquisadores da revista PLoS Neglected Tropical Disease concluíram que a Estratégia Saúde da Família contribuiu para aumentar a identificação de novos casos de hanseníase. A pesquisa foi realizada em 1.358 municípios, aqueles com as maiores incidências da doença e que reúnem mais de 50% de todos os novos casos diagnosticados anualmente no país.

É fato que o número de novos casos da hanseníase no Brasil vem diminuindo ao longo dos anos devido à melhoria das condições socioeconômicas da população, segundo atesta a pesquisa, ao longo de oito anos estudados (2004-2011).

Segundo o membro técnico da coordenação de Hanseníase da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Salmon Alencar, o objetivo ao realizar a capacitação em hanseníase para profissionais da Estratégia Saúde da Família é fazer com que o diagnóstico e tratamento da doença cheguem mais perto da população, através das Unidades Básicas de Saúde.

Ainda segundo Salmon Alencar, em 2014 foram diagnosticados 433 casos de hanseníase em Teresina, sendo que desse total, 40 ocorreram em pessoas menores de 15 anos. “O que é um fator de preocupação para os gestores em saúde, já que esse indicador nos alerta ao fato de que a doença está ativa. Ou seja, que adultos doentes estão passando a doença aos mais jovens. Daí a importância da capacitação”, explicou ele.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1087/estrategia-saude-da-familia-ajuda-na-diminuicao-de-casos-de-hanseniase