Programa faz aumentar procura de homens por atendimento médico preventivo

O Pré-Natal Masculino tem alcançado resultados positivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Prestes a completar um ano de implantação na rede municipal de saúde, o Programa Pré- Natal Masculino tem alcançado resultados positivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina. Um exemplo são as atividades realizadas no Parque Mão Santa, zona Leste da cidade, onde o percentual de homens sendo atendidos pela Unidade de Saúde do Planalto Uruguai para a realização do Pré-Natal Masculino é de 64%.

Desde o início das atividades do programa pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no bairro, que foi em maio de 2014, diversos homens já foram atendidos. Atualmente, um total de 25 gestantes está sendo assistida pelo pré-natal. Desse total, 16 parceiros dessas gestantes estão realizando o Pré-Natal Masculino.

“O programa tem atingido o seu objetivo que é aproximar os homens da Unidade Básica de Saúde. Esses homens que fazem o Pré – Natal Masculino realizam um cuidado preventivo de sua saúde. Outro ponto bastante positivo é a boa aceitação desse homem e o retorno ao médico, bem como a participação maior na gravidez da mulher, aumentando o vínculo afetivo entre pai, mãe e filho. Essa participação proporciona nas gestantes uma satisfação, trazendo mais confiança e conforto na gestação”, explica o médico da Estratégia Saúde da Família, Robespierre Bastos.
O Pré-Natal Masculino tem por objetivos engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança, além de cuidar da própria saúde; aproximar os homens das Unidades Básicas de Saúde, pois os mesmos possuem baixa freqüência nas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; diagnosticar de forma precoce e realizar o tratamento de patologias; buscar uma participação masculina mais assídua na gravidez da mulher e incrementar a afetividade Pai – Filho – Mãe, com maior vínculo.

“A cultura masculina é de buscar serviços de saúde apenas na medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção de saúde e prevenção das doenças. Diante dessa dificuldade, realizamos um trabalho intenso junto à comunidade, quando da realização das consultas domiciliares, buscando uma conscientização dos pais acerca do comparecimento na Unidade de Saúde para realizar também consultas durante o pré-natal das esposas. E temos obtido uma resposta muito satisfatória”, destaca Robespierre Bastos.

A FMS implantou o Pré-natal Masculino em suas UBS no ano passado, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família atuantes no município. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1086/programa-faz-aumentar-procura-de-homens-por-atendimento-medico-preventivo