Prefeitura entrega mais de 350 próteses dentárias em apenas dois meses

A estimativa para este ano é entregar quase 2.000 próteses.

Prefeitura entrega mais de 350 próteses dentárias em apenas dois meses
As pessoas que necessitam de prótese dentária parcial ou total podem realizar o tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Teresina, este serviço é disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A estimativa para este ano é entregar quase 2.000 próteses nas 12 Unidades Básicas de Saúde que ofertam esse tipo de tratamento.
Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2015 foram entregues 369 próteses dentárias aos teresinenses. “Um avanço nesse tipo de serviço, pois a oferta de próteses dentárias pelo município existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas, um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da Fundação de Saúde”, disse o gerente de Saúde Bucal da FMS, Giovanni Telmo.
Um total de 1.452 próteses foram entregues desde janeiro de 2011, sendo que 1.378 foram entregues nos anos de 2013 e 2014. A meta de cada Diretoria Regional de Saúde é 30 próteses por mês. A pessoa que precisa de próteses dentárias pode procurar as seguintes Unidades Básicas de Saúde: Nossa Senhora da Paz, Portal da Alegria, Altamira, Bela Vista, Boa Hora, Poty Velho, Cacimba Velha, Santa Luz, Estaca Zero, Mama Mia, Parque Universitário e Bom Samaritano. Caso a pessoa não more próxima às unidades citadas basta procurar o Centro Odontológico do Lineu Araújo, onde terá seu tratamento garantindo.
“Estamos trabalhando para a expansão do programa de entrega de próteses dentárias. Visamos levar o serviço para mais Unidades Básicas de Saúde da nossa cidade. E também queremos implantar o tratamento especializado em próteses fixas, não só as móveis”, explicou Luciano Nunes, presidente da FMS.
A FMS, em parceria com o Centro Universitário UNINOVAFAPI, capacita constantemente os profissionais dentistas da rede municipal que aderem ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) para que eles possam desenvolver o serviço de prótese.
“Ao ofertarmos próteses dentárias garantimos melhora da autoestima e da qualidade de vida das pessoas, reestabelecendo funções básicas, como mastigação”, afirma o gerente de Saúde Bucal da FMS, Giovanni Telmo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1085/prefeitura-entrega-mais-de-350-proteses-dentarias-em-apenas-dois-meses